Teatro: “Olha lá”

Teatro: “Olha lá”…

            … ponto de encontro entre os moradores do Centro Histórico do Porto e as várias culturas lusófonas na cidade. 

29, 30 Setembro (21h15) & 01 Outubro (19h30) Arena do Abrigo dos Pequeninos. Fontaínhas (Praça da Alegria).Porto

Com o nome Olha lá, o coletivo de artistas 10pt – Criação Lusófona fez do Porto a sua casa para levar a cabo um projeto cultural que procura mostrar o Centro Histórico do Porto (CHP), a integração dos lusófonos na cidade e perspectivar a relação entre a lusofonia e a cidade. Este é um projeto multidisciplinar que inclui Teatro, Fotografia e Conversas, e está inserido na iniciativa Manobras no Porto, um programa de ação e de construção colectiva promovido pela Porto 2.0 que decorrerá no CHP na semana de 28 de Setembro a 02 de Outubro. Olha lá conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

A arena do Abrigo dos Pequeninos, um espaço esquecido no coração das Fontainhas, abre as portas ao espetáculo de Teatro: Olha lá. No Porto, ponto de encontro desta trama, escorrem as estórias de vida que se entrecruzam, uma mesma cidade que acolhe existências paralelas que tentam o sonho ou a sua possibilidade. Esta produção, trançada das várias línguas portuguesas espalhadas pelo mundo, experimenta uma nova perspetiva sobre o Centro Histórico conjugando as  vozes dos habitantes da zona velha e medieval da cidade.

A 10pt - Criação Lusófona é uma plataforma criadora que produz projetos de intervenção cultural que desenvolvam novos campos de ação, estimulem o pensamento crítico e criativo, e a capacidade transformadora dos cidadãos. Os projetos da 10pt já foram apoiados a nível nacional pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo Instituto Camões, pela CMP, e a nível internacional pelas autarquias de São Vicente e da Cidade Velha em Cabo Verde, pela Universidade de Londres, pela UE (FEDER), pela Creative Visions Foundation (USA), entre outros.

Parceiros Associados ao Projecto

Fundação Calouste Gulbenkian, Casa Museu Guerra Junqueiro, Fnac, TNSJ, Centro de Estudos Africanos da UP, Instituto de Sociologia da UP, Associação Tane Timor, JF do Bonfim, Museu da Pessoa, Porto Digital, Universidade Lusófona do Porto, Creative Visions Foundation (USA)

Fotografia de Susana NevesFotografia de Susana Neves

27.09.2011 | par joanapires | teatro