Open Restitution Africa

No âmbito das atividades do Grupo de Trabalho – Reparação e Restituição do GI-Práticas e Políticas da Cultura do Centro em Rede de Investigação em Antropologia CRIA no dia 25 de setembro, das 16h às 18h na Associação Passa Sabi, terá lugar a apresentação do projeto OPEN RESTITUTION AFRICA. 

O projeto, liderado por Áfrican*s, reúne dados sobre os atuais processos de restituição em todo o continente africano, serve como portal de estudos de caso e exemplos de melhores práticas, e incentiva um debate baseado em dados, aprofundado e desafiador sobre as complexidades, responsabilidades e imperativos éticos da restituição. O projeto é impulsionado pela necessidade de tornar central e acessível a amplitude do conhecimento que está a ser construído em torno dos debates sobre restituição, mas também para a urgência de uma abordagem afro-centrada conduzida pelos próprios africanos. 

Por que é importante?

Atualmente, a informação disponível para os profissionais, as partes interessadas e para o público em geral é escassa, sobre o atual estatuto internacional da restituição – debates, políticas e práticas no continente. Por causa disso, não somos capazes de observar tendências, mudanças e impactos objetivos, e permitir que mais pessoas operem a partir de uma posição de conhecimento. 

O que precisamos de saber?

 

Programa do dia 

16.00-16.05 Introdução por Laura Burocco

16.05-16.40 Apresentação ORA Report por Molemo Moiloa com tradução consecutiva do Inglês pelo Portuguese da Lara Menezes do NEAL-NOVA e Bernardo Smith Lima do NEAISCSP-UL

16.40-17.40 Debate

18.00 Encerramento

Dia : Segunda 25 de Setembro de 2023 

Local :  Associação Passa Sabi -  R. Augusto Abelaira 1600, Lisboa

Horário: 16.00-18.00 

Promotores : CRIA através do seu Grupo de Trabalho - Reparação e Restituição

Parceiros : NEAL-NOVA-Núcleo de Estudos Africanos e Lusófonos da Nova; ISCSP - UL -Núcleo de Estudantes Africanos; Mamadou Ba- SOS Racismo; Apolo de Carvalho; Associação Passa Sabi. 

Molemo Moiloa lidera a pesquisa na Andani.Africa. Vive e trabalha em Joanesburgo, em diversas funções na intersecção da prática criativa e da organização comunitária. O trabalho académico de Molemo centra-se nas subjetividades políticas da juventude sul-africana. Colabora artísticamente com MADEYOULOOK, que explora imaginários populares do cotidiano e suas modalidades de produção de conhecimento. Foi Diretora da Rede de Artes Visuais da África do Sul (VANSA). Molemo também trabalha com o Market Photo Workshop, os departamentos da Escola de Artes e Antropologia Social da Universidade de Witwatersrand, entre outros. Possui bacharelado em Belas Artes e mestrado em Antropologia Social pela Wits University.

MADEYOULOOK foi indicado para o Prêmio Vera List Center de Arte e Política 2016/17 na New School, Nova York. Molemo foi Chevening Clore Fellow 2016/17 e vencedor do Prêmio Vita Basadi em 2017.

20.09.2023 | par martalanca | Open Restitution Africa