Rigo 23, a Black Panther and 86 Vale da Amoreira Inhabitants

14.10.2013 | par martalanca | black panthers, Vale da Amoreira

cartazes da luta

a colecção de Emory Douglas no arquivo da Stress.fm

 

20.07.2012 | par martalanca | black panthers, Emory Douglas

All Power to the People: Conferência de Ericka Huggins na ZDB, LISBOA

No seguimento das acções complementares à exposição All Power to the People. Então e Agora, nomeadamente, o ciclo de cinema e a conferência de Emory Douglas, a ZDB congratula-se em poder apresentar uma conferência de Ericka Huggins. Esta oportunidade única, através da partilha da sua experiência pessoal, permitirá contextualizar momentos decisivos do Partido dos Panteras Negras. Sendo uma das mulheres líderes mais emblemáticas do Partido e com uma sólida carreira nos Estudos das Mulheres nos EUA, Ericka Huggins concretiza o interlocutor ideal para uma abordagem feminista ao BPP. Este programa engloba também o visionamento do filme “Comrade Sister: Voices of Women in the Black Panther Party” da realizadora Phyllis Jackson, com apresentação de Ericka Huggins.E para finalizar: uma sessão de boas vindas a Ericka Huggins num concerto de hiphop com sete dos mais celebrados mc’s de ambos os lados do Estuário do Tejo!

Quarta dia 1 de Junho às 18h _ Projecção do filme com introdução de Ericka Huggins:

Comrade Sister: Voices of Women in the Black Panther Party

Documentário composto essencialmente por diversas entrevistas com antigos membros femininos do Partido. Abordando diferentes assuntos, o filme apresenta-nos um contacto próximo com a perspectiva das mulheres no Partido dos Panteras Negras. Introdução de Ericka Huggin. Produção e realização de Phyllis Jackson e Christine Minor (Work-in-progress) 58 minutos. Em Inglês

Quarta dia 1 de Junho às 19h _ Conferência de Ericka Huggins: The Legacy of the Black Panther Party: What about the Children?

Ericka Huggins foi líder do Black Panther Party, prisioneira política e, actualmente, é activista dos direitos humanos, poeta e professora. Despertou cedo para o activismo político, participando em 1963 na Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade liderada por Martin Luther King. Apenas com 18 anos, em 1969, tornou-se líder da célula do Partido dos Panteras Negras de Los Angeles, juntamente como seu marido John Huggins. Após o assassinato de do John Huggins no campus da UCCLA, Ericka Huggins mudou-se para New Haven Connecticut e fundou uma nova célula do partido.
Em Maio de 1969, Ericka e o seu camarada Bobby Seale foram presos sob falsas acusações de conspiração para homicídio, dando origem a um grande movimento de solidariedade “Free Bobby, Free Ericka” com manifestações e comícios organizados um pouco por todos os EUA. Enquanto aguardava julgamento, esteve presa durante quase dois anos, até a acusação ser retirada. Grande parte do tempo que permaneceu encarcerada foi passado em prisão solitária, recorrendo à meditação como forma de resistência. Como educadora, foi directora entre 1973 e 1981 da Oakland Community School, uma inovadora escola primária e centro de desenvolvimento infantil fundado pelo BPP e gerido pela comunidade. O currículo desenvolvido no centro tornou-se um modelo a seguir por outras escolas. Durante este período, com o apoio de Maya Angelou e fundos do Bay Area Black United Fund, desenvolveu também a After School Academy, um programa dedicado às necessidades dos alunos recorrentes, procurando estabelecer uma relação mais próxima e cuidada entre docentes e estudantes. Em 1976 Ericka Huggins tornou-se a primeira mulher e primeiro membro da comunidade negra a ser nomeado para o Alameda County Board of Education. Huggins foi também responsável pelos textos e edição do Black Panther Intercommunal News Service. A sua poesia e ensaios estão publicados em numerosas revistas e livros, nomeadamente, em Insights and Poems de 1974 escrito em co-autoria com Huey P. Newton. Nos últimos 25 anos tem dado palestras, partilhando a sua extraordinária experiência de vida, abordando temas como os direitos humanos, educação, participação política e mudança social. Por ter sido a mulher que durante mais tempo (14 anos) exerceu um cargo de liderança no Partido dos Panteras Negras, Ericka tem um ponto de vista particular acerca do Partido, os seus desafios e sucessos e o seu legado na sociedade contemporânea. Actualmente, Huggins lecciona Estudos das Mulheres na Califórnia State University-East Bay, em São Francisco e Sociologia na Laney College in Oakland, California.

Quarta dia 1 de Junho às 22h _ Concerto

Sessão de boas vindas a Ericka Huggins num concerto de hiphop com sete dos mais celebrados mc’s de ambos os lados do Estuário do Tejo:CHULLAGE; PRIMERO G; LBC SOLDJAH; HEZBOLLAHL; IPAKO (TCHOLA e DIJAH); PRETO SKEMA; RÓ

Galeria Zé dos Bois + inf:  tlf: + 351 21 343 02 05

31.05.2011 | par franciscabagulho | black panthers, Ericka Huggins, zdb

Rigo + black panthers no Vale da Amoreira

Mural de Rigo 23 em homenagens aos ex black panthers que visitaram o Vale da Amoreira a 03/03/2011: Emory Douglas, Robert King e Bill X.
Ka Keston Da Vivi Na Passado, Apenas Nu Ka Podi Skeci Di Undi Ki Nu Bei
Música: Kalapaia / GDM Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira

06.04.2011 | par franciscabagulho | black panthers, Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira, Rigo

Entrevista a Black Panthers no Canal Q

10.03.2011 | par franciscabagulho | all power to the people, black panthers, Emory Douglas

ciclo de cinema Panteras Negras

A par da exposição a inaugurar no dia 4 de Março na Galeria Zé dos Bois, a ZDB apresenta, em colaboração com Serralves, no Espaço Nimas, uma série de filmes, alguns referenciais e outros inéditos em Portugal, sobre os Panteras Negras.

Na sessão de inauguração do ciclo contaremos com a presença de uma comitiva de Panteras Negras, disponível para falar sobre a sua experiência: EMORY DOUGLAS, Ministro da Cultura dos Panteras Negras; ROBERT KING, Pantera Negra, preso político na prisão de Angola – EUA ao longo de 27 anos em regime de solitária e BILLY X JENNINGS, Pantera Negra, historiador e responsável oficial do legado dos Panteras.

.

PROGRAMA

02.03.2011 | par martalanca | black panthers, documentários