JORNADA CULTURAL GUINEENSE NO CENTRO INTERCULTURACIDADE

5 MAR > SÁB | GUINÉ-BISSAU NO CENTRO INTERCULTURACIDADE 

Centro InterculturaCidade tem o prazer de convidar para a inauguração da Exposição de Batik (pintura em tecido) do artista guineense Anselmo Godinho, queterá lugar no dia 5 de Março na Rua dos Poiais de S. Bento, 90, em Lisboa, às 18h30m,com a presença do artista.

Será servido um porto de honra

Sobre o artista…

Anselmo José Godinho é natural da Guiné-Bissau. Os seus primeiros desenhos foram feitos no chão, com carvão Ainda criança, or influência de um primo mais velho, começou a usar o lápis para desenhar. Já adulto, aprendeu a técnica do Batik na Gâmbia, através de uma Bolsa de Formação  da  delegação da União Europeia em Bissau. O Batik, técnica milenar originária da ilha de Java (ndonésia), consiste em sucessivos tingimentos do tecido após o isolamento de determinadas partes com cera.E foi através desta arte tradicional de pintura em tecido que  Anselmo Godinho veio a exprimir os seus conhecimentos e as suas preocupações sociais, bem como os aspectos culturais da sua terra natal.

Expõs pela primeira vez em 1995 no Centro Cultural Brasileiro de Bissau. Algumas das suas obras de Batik doram expostas recentemente no Centro InterculturaCidade por um curto período de tempo. No entanto, e de forma a alargar a visibilidade do trabalho de um artista que procura -  merece! - oportunidades, o Centro InterculturaCidade decidiu montar~lhe uma exposição um pouco mais elaborada e com mais tempo de exibição.

Após a inauguração da exposição terá lugar um jantar tradicional guineense sujeito a marcação prévia.

20h - Jantar Tradicional da Guiné-Bissau 
Entrada:  Pasta de Abacate com Atum
Prato principal: Caldo de Mancarra (Frango com Amendoim)
Sobremesa: Pudim de Pão à Moda da D. Berta 
12 € por pessoa (incluí vinho, água e café)

Inscrições para o Jantar até dia 4 de Março:
centro.interculturacidade@gmail.com

Centro InterculturaCidade
Tel.: 21 397 57 16
Rua dos Poiais de S. Bento, 73, 1200-346 Lisboa
interculturacidade.wordpress.com

01.03.2011 | par martalanca | Anselmo José Godinho, Guiné Bissau