Africanidade em ação: Essencialismo e imaginações musicais da África no Brasil

Seminário GIEEMP | 

SEMINÁRIO PERMANENTE DO GRUPO DE INVESTIGAÇÃO ETNOMUSICOLOGIA E ESTUDOS EM MÚSICA POPULAR  2023-12-13 | 15h00 | NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Campolide (Lisboa) | Sala 208 - Piso 2 | Sala Zoom  Entrada livre, presencial e online.   Africanidade em ação: Essencialismo e imaginações musicais da África no Brasil Juan Diego Dias | UC Davis

Neste seminário, Juan Diego Diaz compartilhará ideias sobre o seu premiado livro Africanness in Action: Essentialism and Musical Imaginations in Brazil (OUP, 2021). O livro discute como músicos negros da Bahia, Brasil, envolvem tropos comuns sobre música e cultura africanas em seu trabalho criativo. Através de quatro estudos de caso, veremos como esses músicos afirmam identidades afro-brasileiras, promovem mudanças sociais e criticam a desigualdade racial ao envolver criativamente tropos essencializados sobre a música e a cultura africanas. O argumento principal é o de que, em vez de reproduzir essas noções, os músicos demonstram agência ao enfatizá-las ou minimizá-las estrategicamente. Na segunda parte da apresentação, Juan Diego leva-nos a atravessar o Atlântico para examinar como quatro pequenas comunidades da África Ocidental (Gana, Togo, Benim e Nigéria) olham para o Brasil como uma fonte de inspiração para a criação musical.

Juan Diego Díaz | Professor Associado de Etnomusicologia na Universidade da Califórnia, Davis. Desenvolve pesquisas sobre as músicas do Atlântico Negro, com foco no Brasil e na África Ocidental. Os seus livros incluem Tabom Voices: a history of the Ghanaian Afro-Brazilian Community in their Own Words (2016) e Africanness in Action: Essentialism and Musical Imaginations of Africa in Brazil (OUP, 2021), tendo este último recebido várias menções honrosas da SEM e da BFE. Seu trabalho sobre as conexões transatlânticas entre o Brasil e a África Ocidental também é apresentado no seu documentário Tabom na Bahia (2017), co-dirigido com Nilton Pereira. Estudante e estudioso de longa data da capoeira angola, publicou numerosos artigos sobre esta forma de arte e liderou conjuntos universitários de capoeira angola e berimbau.

 

29.11.2023 | par martalanca | seminário