Casa dos Direitos | Guiné-Bissau

 


Nº 2, DEZEMBRO 2012

ALFABETO DO DESENVOLVIMENTO EM BISSAU A 15 DE JANEIRO

A Casa dos Direitos inaugura, a partir de 15 de Janeiro, às 17h30, a itinerância internacional do Alfabeto do Desenvolvimento, uma exposição e livro/catálogo que conta com a reflexão e criatividade de quase 60 autores – entre jornalistas, fotojornalistas e investigadores. Trata-se de um projecto desenvolvido pela ACEP, em parceria com o Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento/ISEG e a Associação InLoco, e que conta com financiamento da Cooperação Portuguesa.

CASA ORGANIZA FORMAÇÃO EM MÉTODOS DE PESQUISA DE TERRENO

De 9 a 15 de Janeiro, a Casa dos Direitos organiza uma formação dedicada às metodologias de pesquisa de terreno. As sessões serão dinamizadas por Sílvia Roque, membro do consórcio da Casa e investigadora no Núcleo de Estudos para a Paz do CES/Coimbra e têm como objectivo capacitar técnicos de ONG guineenses na área da investigação e da pesquisa.

UE APROVA PROJECTO NA ÁREA DOS DIREITOS DAS MULHERES

A União Europeia aprovou o projecto “Mindjeris i Força di Paz” à organização holandesa SNV, em que a Casa participará activamente nos vários tipos de actividades. Com início em Fevereiro de 2013, o projecto irá ser desenvolvido ao longo de dois anos, incidindo no reforço das ONG guineenses, em actividades de advocacia e em programas de sensibilização e informação para a população. O projecto irá também apoiar o reforço do centro de recursos da Casa.

FACULDADE DE DIREITO PROMOVE FORMAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Começou a 12 de Novembro a formação sobre Direitos Humanos e Igualdade de Género para as Organizações da Sociedade Civil, realizada pela Faculdade de Direito da Guiné-Bissau. A formação acontece na Casa dos Direitos, e deve prolongar-se até Fevereiro de 2013. Temas como “As Liberdades Pessoais e Políticas”, “A Violência Doméstica”, “Educação para a Cidadania” integram o programa, que terá uma componente prática de trabalho de campo. A atividade é financiada pelo PNUD. Ler mais…
 ARTISSAL ORGANIZOU FEIRA “CABAZ DI TERRA” NAS INSTALAÇÕES DA CASA

ARTISSAL organizou, em Dezembro, uma feira/exposição nas instalações da Casa dos Direitos, que constituiu uma oportunidade para conhecer os produtos típicos e genuínos da Guiné-Bissau, desde o artesanato à panaria tradicional, bijuteria, compotas, mel, entre outros. A ARTISSAL é uma ONG guineense de Desenvolvimento local, constituída em Julho de 2004, que intervém nos domínios do Comércio Solidário e do Comércio Justo. Ler mais…

CINEMA NA CASA - FALA DI MINDJERIS

A Casa dos Direitos acolheu uma sessão de cinema e debate, no âmbito da jornada de luta contra a violência para assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência sobre a Mulher, a 25 de Novembro. Fala di Mindjeres, que significa “vozes de mulheres”, foi o filme exibido, no qual se seguiu um debate sobre as diferentes formas de violência e discriminação. Consulteaqui um excerto do filme.

 

07.01.2013 | by martalanca | casa dos direitos, Guiné Bissau