SABURA FESTIVAL.

Acontecerá já no próximo fim de semana (8, 9 e 10 de setembro) o SABURA FESTIVAL. Sabura, palavra do Criolo cabo verdiano e guineense significa “momento ou atividade que dá prazer ou alegria”. É isso que o festival pretende, criar momentos de “comunhão entre povos e culturas, uma celebração da vida, do amor, da alegria e da liberdade, ao som de ritmos dos mais diversos estilos e origens.”

O festival será no SESIMBRA NATURA PARK e terá 5 palcos e mais de 80 artistas, da recriação da música popular portuguesa, do samba ao reggae, passando pelo hip hop, música africana e balcânica, eletrónica. 

Alguns artistas são conhecidos do público, outros virão pela primeira vez a Portugal. O festival pretende ser não só diversão e festa, mas também um espaço para partilha de projetos, encontros de associações e ativismos, reforçando a consciencialização cultural e os debates de ideias. Tem já nesta edição, o acolhimento de 2 projetos sociais, Porbatuka, que traz formação musical a jovens da zona da Costa da Caparica e também o projeto Lolaboard 360 que leva a prática do skate a diferentes comunidades. 

Há ainda outros programas para todas as idades com: yoga, capoeira, skate, kayak, arborismo, artesanato, prova de vinhos, feira de gastronomia, atividades para crianças. Por ser fora de uma zona urbana, este é um festival onde se pode pernoitar em campismo ou glamping, e ainda há disponibilidade para reservas.

Um dos nomes a descobrir neste festival, Nish Wadada, a diva do reggae cabo verdiano, tem sido presença habitual em vários festivais pela Europa e vai atuar com BlackBoard Jungle.  As palavras da mesma, dadas em entrevista ao jornal caboverdiano Expresso das Ilhas, refletem a importância da iniciativa e produção de encontros culturais como este: 

Estar de volta aos palcos da Europa levando a minha música, as minhas mensagens e a bandeira de Cabo Verde, a públicos de diferentes países, quando a Europa vive, atualmente, vários desafios relacionados com a imigração, racismo e maior justiça social, é uma grande responsabilidade” 

A Programação de sexta feira e domingo será das 15horas àté à 1 hora da manhã.

No Sábado, dia 9, das 12 horas até às 6 da manhã. 

Ainda há lugares para campismo e para voluntariado, espreitem as redes sociais do Festival e descubram mais. Espera-se que o SABURA estreie com sol e muito público! 

04.09.2023 | by martalanca | SABURA FESTIVAL.