Mesa realizada pelo Prêmio Oceanos reúne os escritores brasileiros Carola Saavedra e Kaká Werá Jecupé, no Folio +

No dia 22 de outubro, domingo, acontece a mesa “Existir é lembrar o que não vivemos: o resgate dos saberes tradicionais”, promovida pelo Oceanos - Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa como parte da programação do Folio +, em Óbidos. O encontro reúne o escritor indígena Kaká Werá Jecupé e a escritora semifinalista do prêmio Oceanos Carola Saavedra, mediados por Selma Caetano, diretora da premiação.

Os saberes dos povos originários das Américas, assim como suas cosmogonias, apresentam um modo diverso para se olhar para as questões globais mais prementes - mudanças climáticas, desigualdades socioeconômicas, disputas geopolíticas -, mas também para o próprio fazer literário, menos fincado no “eu” e em tradições e correntes literárias. Nessa mesa, Kaká e Carola conversam sobre esses temas, além de falar sobre seus últimos lançamentos e suas próprias trajetórias como escritores.

Sobre os convidados

Kaká Werá Jecupé nasceu em São Paulo, no ano do golpe militar no Brasil, 1964. De origem indígena, do povo Tapuia, foi acolhido e nomeado Guarani pelo pajé Guyrá Pepo, da aldeia Morro da Saudade, na Mata Atlântica, São Paulo. Ali, viveu e aprendeu a cultura Guarani. É escritor, autor de mais de uma dezena de livros, tradutor, ambientalista, pesquisador e propagador dos saberes ancestrais de povos indígenas.

Carola Saavedra nasceu em Santiago do Chile, em 1973, e se mudou para o Brasil aos três anos. Morou na Espanha, na França e agora mora na Alemanha, onde é pesquisadora do Instituto Luso-Brasileiro da Universidade de Colônia. Escritora e tradutora, publicou livros de ensaios, poesia e romances, traduzidos para inglês, francês, espanhol e alemão, como Paisagem com dromedário, O inventário das coisas ausentes, Com armas sonolentas, O mundo desdobrável e, entre outros, O manto da noite, semifinalista do Oceanos 2023.

Selma Caetano nasceu em Santos, São Paulo, e é gestora cultural e curadora-coordenadora do Prêmio Oceanos. Formada em Literatura Portuguesa e Brasileira pela PUC-SP, com especialização em Gestão Cultural pela Universidade de Girona, Espanha, em parceria com o Observatório Itaú Cultural/SP. É autora de Graciliano Ramos - Biografia Ilustrada, O livro das palavras – coletânea de entrevistas, textos críticos e biográficos de 30 escritores de Língua Portuguesa, em parceria com José Castello.

Quando?

Dia 22/10, às 17h30 (horário de Portugal)

Onde?

Livraria Artes & Letras, na rua da Porta da Vila, 16 – Espaço Ó, em Óbidos

19.10.2023 | by martalanca | Folio, Prémio Oceanos