Preconceito e Discriminação em Portugal

O que faz não gostarmos de alguém à partida, sem nada sabermos sobre essa pessoa? As relações humanas, em todas as dinâmicas cruzadas entre indivíduos e grupos, são marcadas por desconfiança e estereótipos. Mas, onde se enraízam os preconceitos e o que os faz crescer?

Quanto a preconceito e discriminação, Portugal é um país de contrastes. Por exemplo, temos das maiores percentagens de inquiridos com crenças racistas, mas somos o país da União Europeia com menos registos de atos violentos por motivação racial.
Este ensaio analisa o problema português do preconceito e da discriminação à luz das ciências sociais e também de como as instâncias políticas e administrativas o têm abordado. Mais do que apontar soluções, visa motivar a reflexão de cada cidadão e um debate informado.

Rui Costa Lopes Psicólogo social, investigador principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL) e professor convidado na Faculdade de Psicologia desta instituição. Doutorado em Psicologia Social pelo Iscte – IUL (2009), com pós-doutoramento entre os Países Baixos e Lisboa (ICS-UL).
Foi presidente da Associação Portuguesa de Psicologia (APP) entre 2021 e 2023.
A sua investigação debruça-se sobre relações intergrupais e decisões socialmente relevantes para grupos de baixo estatuto. Tem trabalhos publicados em revistas como o «European Journal of Social Psychology» e «Frontiers in Psychology».

28.01.2024 | by martalanca | Discriminação, Portugal, Preconceito