Cine Verde - edição Inaugural

No âmbito da abertura oficial do “Cine Verde” (ramificação do Cinéfilos & Literatus), no dia 20 de Outubro, sexta-feira, às 19h00, no Hotel Globo, exibir-se-á o documentário Unite for Bissau: Agroecologia e Feminismo na Guiné Bissau, da realizadora brasileira Iara Lee, com a produção Cultures of Resistance films/Caipinha Produtions. O evento conta com a parceria da associação KinoYetu, Goethe Institut Angola, EcoAngola e com o apoio da Embaixada da Alemanha em Angola e da Rosalina Express.  “Unite for Bissau: Agroecologia e Feminismo na Guiné Bissau” é o mais novo documentário da realizadora Iara Lee a ser exibido pela primeira vez em Angola, e que abre a sessão inaugural do “Cine Verde”.

Na ocasião teremos também uma conversa em torno do documentário e da temática “Agroecologia e Feminismo: Novas Formas de Resistências”, a ser discutida por Érica Tavares (ecologista), Telma Caleia (feminista e activista pelos Direitos da Mulher e da Criança), Luyana Canza (activista social e membro do Parlamento Juvenil da SADC), Érica Cardoso (estudante de Medicina e Secretária Adjunta para os Assuntos Sociais e Ambientais da FMUAN).
A moderação estará sob a responsabilidade da jornalista cultural e curadora Estrela Tomé.
“Unidos por Bissau: Agroecologia e Feminismo na Guiné Bissau” narra de maneira instigante a história de “mulheres corajosas da Guiné Bissau, uma nação localizada na África Ocidental, que desafiam o patriarcado construindo instituições que promovem a autossuficiência através da agroecologia. Elas também desafiam as normas sociais ao se oporem à mutilação genital feminina e ao rejeitarem o casamento forçado. Dando continuidade ao legado de Amílcar Cabral, o líder independentista da Guiné-Bissau, que colocou os direitos das mulheres no centro da luta pela libertação. As mulheres de uma geração em ascensão estão a retomar o seu poder.”
Cine Verde é uma ramificação do projecto Cinéfilos & Literatus e trabalha na projeção de documentários que abordam questões ambientais e ecológicas, visando discutir problemáticas contemporâneas correlacionadas.
A entrada é gratuita, sintam-se convidad@s.

19.10.2023 | by martalanca | cine verde