O Filmar celebra o cinema de Manuel Faria de Almeida

Manuel Faria de Almeida (Moçambique, 1934), autor de uma das mais importantes obras do cinema português, CATEMBE (1965), vai estar em destaque no mês de novembro, com a apresentação de novas cópias digitais de cinco dos seus filmes.
Coincidindo com a atribuição da Medalha de Mérito Cultural, pelo Ministério da Cultura, ao realizador, CATEMBE, severamente censurado pelo regime ditatorial do Estado Novo, vai ser apresentado em sala, numa ação do projeto FILMar, no âmbito do qual a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema o digitalizou com o apoio do programa EEA Grants 2020-2024.
Depois da apresentação no DocLisboa 2021, o filme apresenta-se em sala de cinema, com sessões entre 2 e 4 de novembro, no Cinema Ideal, em Lisboa, e no dia 23 de novembro no Batalha Centro de Cinema, integrando a programação do festival Porto Post Doc.

As sessões serão entre 2 e 4 de Novembro, no Cinema Ideal, às 21h15, sempre acompanhadas por uma curta-metragem diferente, recentemente digitalizada, no âmbito do FILMar (PORTUGAL DESCONHECIDO), ou no âmbito do PRR (PARA UM ÁLBUM DE LISBOA; A EMBALAGEM DE VIDRO).
Depois, no Porto, no Porto Post Doc, no Cinema Batalha, será mostrado o filme em diálogo com o ACTO DOS FEITOS DA GUINÉ (Fernando Matos Silva, 1980).

A recente digitalização do filme permitiu revelar o trailer inédito que contem algumas imagens das sequências amputadas durante o processo de censura. Retirado de circulação pelo próprio realizador, o filme foi sujeito a 103 cortes, muitos deles perdidos, e que revelavam o quotidiano da cidade de Maputo, então Lourenço Marques, no início da década de 1960.
Com direção de fotografia de Augusto Cabrita, acompanhado por Alfredo Tropa, e produzido por António da Cunha Telles, CATEMBE tinha estreia marcada para o Cinema Império, em Lisboa, no mês de novembro de 1965, mas a violência das exigências do regime, levaram à anulação das suas exibições.
A cópia que agora se apresenta, junta os 45 minutos autorizados, aos quais se acrescenta 11 minutos de cortes, e o trailer que exemplifica a singularidade do olhar de Manuel Faria de Almeida, então um jovem realizador que veria o seu percurso amplamente afetado pela repressão artística e política a que o seu trabalho foi sujeito. O filme, cujo título completo seria CATEMBE – SETE DIAS EM LOURENÇO MARQUES, acompanhava o quotidiano do bairro de pescadores, bem como de uma jovem rapariga, contrariando as imagens impostas pelo regime colonial.
As sessões no Cinema Ideal serão acompanhadas, diariamente, com a apresentação de três filmes assinados por Manuel Faria de Almeida: PARA UM ÁLBUM DE LISBOA (1966), A EMBALAGEM DE VIDRO (1966) e PORTUGAL DESCONHECIDO, recentemente digitalizados com o apoio dos programas PRR e FILMar. Os filmes ficarão disponíveis na Cinemateca Digital, acessível através do site da Cinemateca Portuguesa, juntando-se assim a A FEIRA (1970).
Em colaboração com o programa Cinemax, da RTP, serão exibidos na televisão pública, durante o mês de novembro, o trailer inédito de CATEMBE e PORTUGAL DESCONHECIDO.

Filmes que estão na Cinemateca Digital


PARA UM ALBUM DE LISBOA (1966) - digitalização PRR - é o que passa no dia 3

A EMBALAGEM DE VIDRO (1966) - digitalização PRR - vai passar no dia 4
PORTUGAL DESCONHECIDO (1969) - digitalização FILMar - passa no dia 2
A FEIRA (1970)

 

30.10.2023 | by martalanca | Catembe, Manuel Faria de Almeida