Para o Porto ficar Odara

Casa Odara inaugura esta semana na Mártires da Liberdade

A Casa Odara chega ao Porto em agosto deste ano como um espaço múltiplo dedicado às artes, ao corpo e à gastronomia. Localizada na região central da cidade, na área pedonal da rua Mártires da Liberdade, a Casa irá abrigar um estúdio de cabeleleires, um café e uma constante programação cultural. De modo abrangente e plural, o espaço se propõe a ser um reduto para a diversidade e a resistência, seja por meio do enfoque em cabelos naturais e colorações artísticas, seja pelo trabalho com artistas imigrantes, LGBTQIA+ entre pautas feministas, antirracistas e decoloniais.

Inspirada na canção de Caetano Veloso (1977), o nome Casa Odara evoca a beleza e a festa tropicalista que convoca Odara como estado de espírito, qualidade de um corpo que canta e dança, que sonha e reluz. Celebra o encontro, a diversão, o prazer e o conhecimento como formas de empoderamento e resistência. Odara é entidade, é proteção, é caminho, corpo vivo e pulsante. Isso tudo dentro de uma casa-aconchego, um refúgio para a diversidade e o culto às artes.

O projeto foi idealizado por um conjunto de mulheres imigrantes que juntam-se para dar corpo ao espaço. À frente da equipe está Gabriela Barbosa que, há cerca de uma década, vem construindo uma trajetória única no trabalho com cabelos naturais, questionando a hegemonia de padrões estéticos que reprimem e invisibilizam a beleza que reside na diversidade de formas, cores e curvas. Há cerca de seis anos, Gabriela vive e trabalha no

Porto, sendo hoje considerada uma das principais referências no país quanto ao corte e tratamento de cabelos naturais.

A partir do dia 8 de agosto o espaço já estará aberto ao público, com o estúdio de cabelelereires onde colaboram diversos profissionais além de Gabriela. A programação cultural também inicia já neste momento com a exposição Qualquer coisa que se sonhara, apresentando o trabalho das artistas Karla Ruas, Najla Leroy, Samuel Wenceslau, com a curadoria de Gabriela Carvalho. A exposição é composta por obras em diferentes formatos que traçam um paralelo entre corpos humanos e vegetais a partir das raízes e rizomas, evocando a ideia de ancestralidade. Dentro de algumas semanas também já será possível acessar o café e a continuidade do programa cultural, com grupos de leitura, workshops, concertos, debates e exposições.

Para agendamentos, visitas e para acompanhar a programação do espaço, basta acessar as redes sociais @casaodara.pt ou entrar em contacto pelo e-mail cultura.casaodara@gmail.com.

Sobre Gabriela Barbosa

Gabriela Barbosa é artista dos cabelos, escritora e licenciada em Biomedicina. Possui uma vasta formação no tratamento de cabelos naturais e trabalha nesta área há cerca de uma década. Colaborou com uma série de profissionais e espaços como o Circus Hair, uma referência quanto ao trabalho especializado nas artes do corte e pintura dos cabelos em São Paulo. Já em Portugal criou e mantém o espaço Cozy Hair e atuou por anos em espaços especializados em cabelos naturais. Co-fundadora da Casa Odara em colaboração com a gestora administrativa, Janaína Kruger.

Serviço

Casa Odara
Rua dos Mártires da Liberdade, 126, Porto/PT 10h00-18h00 de terça-feira a sábado. A partir do dia 08 de agosto de 2023

Contacto para Imprensa: Gabriela Carvalho (gestora cultural)

cultura.casaodara@gmail.com +351 910969768

Contacto para Gestão: Janaína Kruger (gestora administrativa) casaodara.pt@gmail.com +351 934729637

01.08.2023 | by martalanca | Casa Odara, porto