Homenagem a Ana Paula Tavares

30.05.2023 | by martalanca | Ana Paula Tavares

Mundo Crítico, conversa imperfeita entre Abdulai Sila e Marta Lança sobre cultura e à volta dos livros de Abdulai Sila com Ana Paula Tavares, Sumaila Jaló e Denis da Silva

15 DE DEZEMBRO

CCCV – Centro Cultural Cabo Verde Rua de São Bento, nº 640, Lisbon, Portugal

17h00 | APRESENTAÇÃO DA MUNDO CRÍTICO N.º 8, COM CONVERSA IMPERFEITA ENTRE ABDULAI SILA E MARTA LANÇA

A cultura é um bem crucial para responder aos desafios do desenvolvimento, sejam eles sociais, económicos ou até mesmo políticos. O potencial da cultura para a transformação social e política tem sido amplamente debatido, porque ela é uma proposta enquanto arma contra a ignorância e a indiferença.
Na oitava edição da Mundo Crítico – Revista de Cooperação e Desenvolvimento (promovida pela ACEP e CEsA/ISEG), é discutido o papel da cultura e apresentadas iniciativas e práticas concretas em diferentes países, que utilizam a cultura como resposta aos desafios. À semelhança dos números anteriores, a apresentação da revista, que decorre a 15 de Dezembro, é pretexto para prolongar a conversa imperfeita, iniciada na edição, entre o escritor guineense Abdulai Sila e a investigadora portuguesa na área da cultura Marta Lança.


18h30 | CONVERSA À VOLTA DOS LIVROS DE ABDULAI SILA
Após a apresentação da revista, vamos conversar sobre a obra de Abdulai Sila, a partir de leituras realizadas por diversos convidados, entre os quais a escritora Ana Paula Tavares, e os investigadores Sumaila Djalo e Denis Augusto da Silva. O escritor guineense é autor de livros como A Última Tragédia, Mistida ou Memórias SOMânticas, fundador da editora guineense Ku Si Mon e da Associação de Escritores da Guiné-Bissau. Uma iniciativa ACEP e BUALA.

07.12.2022 | by martalanca | Abdulai Sila, ACEP, Ana Paula Tavares, cultura, Denis da Silva, literatura, Mundo Crítico, Sumaila Jaló

Ana Paula Tavares, entrevista ao Sapo

Ana Paula Tavares nasceu no Lubango a 30 de Outubro de 1952. Poetiza e historiadora, estudou História na Faculdade de Letras de Luanda e terminou em Lisboa. Mais tarde concluiu o mestrado em Literaturas Africanas. Actualmente a escritora vive em Portugal onde faz o Doutorado em Literatura e lecciona na Universidade Católica. É uma das mais importantes vozes femininas da actualidade no que diz respeito à literatura. Foi membro integrante nas áreas de Cultura, Museologia, Arqueologia e Etnologia, Património, Animação Cultural e Ensino. Obras da sua autoria de grande sucesso são: ´Ritos de passagem’ (poesia, 1985), ‘Sangue da Bunganvília’ (prosa 1998), ‘O lago da Lua’ (1999 poesia), ‘Dizes-me coisas amargas como os frutos’ (2001 poesia), ‘A cabeça de Salomé’ (prosa 2004), ‘Os olhos do homem que chorava no rio’ (romance 2005), ‘Manual para amantes desesperados’ (poesia 2007). A escritora está actualmente a terminar a sua mais recente obra literária intitulada ‘Como veias finas da terra’.

Keep reading "Ana Paula Tavares, entrevista ao Sapo"

08.11.2010 | by martalanca | Ana Paula Tavares