Cápsula 5 — Segundo encontro

Bases para uma educação antirracista, com Luciana Alves e Keyna Eleison

O eurocentrismo e norteamericanismo que pautaram a educação no Brasil vêm sendo revistos graças à implantação da Lei 11.645, que obriga o ensino-aprendizagem das culturas afro-brasileiras e indígenas nas escolas. No sábado passado, Luciana Alves expôs suas reflexões em torno de três eixos: branquitude/negritude, raças e sistemas de poder. Já no próximo encontro, Keyna Eleison aborda espaços de socialização, analisando, em especial, a recepção de públicos de exposições. Será possível ultrapassar os limites impostos por um sistema de poder racista usando ferramentas educacionais criadas por esse mesmo sistema? Com quais interlocutores estabelecer alianças estratégicas e sustentáveis?
coordenação curatorial: Lisette Lagnado e Mirtes Marins de Oliveira

O evento também será transmitido no Youtube

Sobre as convidadas:

Luciana Alves é pedagoga, mestre em educação pela Universidade de São Paulo (USP) e doutoranda em educação na Universidade de Campinas (Unicamp). Luciana é ativista do movimento negro e Pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis na Unifesp (São Paulo). Dedica-se a pesquisas sobre desigualdades educacionais, com especial enfoque nos temas branquitude, políticas públicas para equidade racial e infância. É autora do livro Ser branco, publicado pela editora Hucitec e de artigos científicos sobre relações raciais.

 

Keyna Eleison é curadora, narradora, cantora e cronista social ancestral. Junto com Pablo Lafuente, é Diretora Artística do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ). Tem mestrado em História da Arte e leciona na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (Rio de Janeiro). Integrante da Comissão da Herança Africana da região do Cais do Valongo (Rio de Janeiro) e colaboradora da revista Contemporary & Latin America. Co-curadora da primeira edição da Bienal Amazônia, em 2022, com Sandra Benites, Flavya Mutran e Vania Leal (Belém, PA).

 

Local: Rua Dr. Cesário Mota Júnior, 443, São Paulo

Encontro: 02.04, Sábado, 11h—12h30

Saiba mais

31.03.2022 | par arimildesoares | Bases para uma educação antirracista, Capsula 5, Keyna Eleison, Luciana Alves, são paulo