Métodos Criativos: Narrativa Gráfica para as Ciências Sociais
Organizada porJussara Rowland e Júlia Barata, esta escola de métodos criativos tem como principal objetivo explorar, de forma prática, o potencial da narrativa gráfica como ferramenta metodológica e comunicativa nas Ciências Sociais. Através da integração entre teoria e experimentação, o curso investiga as possibilidades da banda desenhada e da ilustração na produção e disseminação do conhecimento científico, promovendo novas formas de expressão e análise visual.
Local: Online Data: 16/06/2025 a 30/06/2025 Horário: 18:00 - 21:00
Objetivos:
• Explorar a narrativa gráfica como ferramenta metodológica para a investigação em Ciências Sociais.
• Desenvolver competências reflexivas e criativas através da experimentação prática com a narrativa gráfica.
• Familiarizar os participantes com conceitos e técnicas fundamentais da banda desenhada, como guião, story-board, composição visual e ritmo narrativo.
• Incentivar a exploração de diferentes abordagens da narrativa gráfica, desde a autorreflexão até a documentação social, memória e ficção especulativa.
• Abordar as possibilidades comunicativas da banda desenhada na produção e divulgação do conhecimento científico.
• Estimular a experimentação e a compreensão sobre o contributo do registo gráfico e narrativo para a análise dos fenómenos sociais.
Metodologia:
O curso combina uma abordagem teórico-prática, com:
• Discussão de conceitos e exemplos de narrativas gráficas aplicadas às Ciências Sociais.
• Oficina Prática, conduzida pela artista Júlia Barata, que inclui tanto uma dimensão teórica sobre os fundamentos da narrativa gráfica como exercícios de criação gráfica.
A Oficina Prática foi concebida como um espaço de estudo, análise e experimentação livre sobre narrativa gráfica. Estruturada em torno de uma abordagem prática, combina uma componente teórica – com apresentação de exemplos de obras e análise de ferramentas da banda desenhada – e uma componente aplicada, onde os participantes desenvolverão relatos gráficos com diferentes abordagens e condicionantes.
Os exercícios práticos requerem materiais simples, facilmente acessíveis, que os participantes podem obter em casa: papel A4 80-100g, lápis, caneta preta ponta fina preta (tipo uniball), lápis e marcadores de cor; borracha, afia-lápis; imagens para recortar, tesoura e cola para os trabalhos de colagem.
Não é necessário ter conhecimentos prévios de desenho ou banda desenhada.