Simples

Nos desenhos de uma menina que, com oito anos queria ser veterinária, as plantas e animais destacam-se no papel. Tais elementos continuam no interesse visual de Andrea Paz, cujo traço delicado, com o passar dos anos, adquiriu uma precisão cirúrgica.

Seja no humor ácido de suas caricaturas, muitas delas protagonizadas por Larry, el Bunny, seja nos sistemas microscópicos mais dinâmicos, Andrea Paz ilustra toda e qualquer figura com o mesmo rigor e sofisticação. 

Na série de desenhos Simples, a artista alterna cenas do que há de mais orgânico e corriqueiro na vida e na morte. No entanto, escolhe trabalhar o que nos é quase invisível: os minerais, os grãos, o crescimento dos fungos, a multiplicação e a divisão das células humanas. O olho que vê aquilo que não enxerga, os movimentos internos do corpo reconhecíveis apenas em exames de imagem e livros de biologia, o mais sucinto sono da sua filha. Por vezes, parece tratar-se de universos ou paisagens. E são. Grandes mistérios interpretados na sua mais simples versão: a tradução direta do traço monocromático do gráfite sobre o papel de fundo branco. Nada mais.

Luiza Baldan, artista visual