Carta Aberta: O Silêncio é Cúmplice

Exm.o Primeiro Ministro (PM), António Costa,
Exm.o Presidente do Tribunal Constitucional (PTC), Manuel da Costa Andrade,
Exm.o Ministro da Administração Interna (MAI), Eduardo Cabrita,
Exm.a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva,
Exm.a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade (SECI), Rosa Monteiro,
Exm.a Presidente da Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR), Sónia Pereira,

No curto espaço de quatro semanas, a sociedade portuguesa foi palco de manifestações racistas cuja escalada exige uma resposta célere e um posicionamento explícito das entidades competentes num Estado de Direito Democrático.

Este sábado, em frente à sede do SOS Racismo, houve parada de um grupo neonazi, de rosto tapado e tochas. Fizeram-se filmar, fotografar e, com sentimento de impunidade, partilharam com gáudio essa informação pelas redes sociais. Algumas semanas antes, haviam grafitado a fachada da sede da mesma organização com a frase “guerra aos inimigos da minha terra”, aliás, como já haviam feito noutros espaços da Grande Lisboa onde inscreveram frases xenófobas e racistas (mural de homenagem ao activista José Carvalho; edifício do Conselho Português para os Refugiados; escolas Eça de Queiroz, da Portela e Escola Secundária de Sacavém). Perante esta escalada dos ataques, que é antecedida e acompanhada por um constante regime de ameaça e insulto a dirigentes do SOS Racismo, assim como a outros activistas antirracistas e antifascistas, não houve qualquer demonstração institucional pública de repúdio.

Perante o assassinato brutal de Bruno Candé às mãos de um ex-combatente da guerra colonial que durante dias o perseguiu, o insultou e baleou até à morte, não houve uma declaração institucional de pesar e comprometida com o antirracismo. As condolências e suporte institucionais nunca chegaram à família. Ao invés disso, da parte do Estado, tivemos a pronta declaração pública do Comissário do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP, minimizando as motivações racistas neste assassinato. Embora a investigação estivesse apenas a começar e nem fosse da sua tutela (mas sim, da PJ), a precipitação e ingerência de um representante da PSP não teve qualquer demarcação pública ou consequência para o autor.

Tivemos duas contra-manifestações do Partido Chega onde por baixo da capa “Portugal não é racista”, se incita ao anti antirracismo, chegando-se ao ponto de devassar a vida privada de uma criança negra, de difundir informação caluniosa sobre Bruno Candé, poucos dias depois da sua morte. Num jantar em Leiria, André Ventura, o mesmo que propôs o confinamento da comunidade cigana e que desde a sua candidatura a Loures tem incitado ao ódio e perseguido essa comunidade, volta a insultar uma das deputadas negras: “elas que vão para os países delas, porque é lá que fazem falta”. Perante este abalroar constante da nossa Constituição, a acção das entidades competentes tem sido nula.

Bruno Candé, presente!, foto de Marlene NobreBruno Candé, presente!, foto de Marlene Nobre

Depois de os líderes do PSD e PCP terem negado a existência de racismo em Portugal, vieram agora outras figuras desses partidos timidamente tentar dar sinal contrário, mas sem emendar o erro. O líder do PSD chega ao ponto de mostrar-se disponível para um entendimento com o Chega se este for mais moderado, mostrando o quão indiferente lhe é, política e eticamente, o trajecto de incitamento ao ódio racial e desprezo pela democracia que o Chega tem realizado.

Exigimos que os responsáveis políticos e institucionais a quem endereçamos esta carta accionem os mecanismos processuais para combater o racismo e o crescimento da extrema-direita, assim como dêem um sinal inequívoco e público sobre a inaceitabilidade de actos e organizações políticas e partidárias racistas e que demonstrem a sua solidariedade para com as vítimas destes ataques. A negação e inacção sistemáticas são o leito da impunidade do racismo que tem escalado para níveis a que já nos tínhamos desabituado. As nossas vidas importam. O silêncio das instituições é cúmplice.

Associações e colectivos subscritores:

Afrolis - Associaçao Cultural
Associação Cavaleiros de São Brás
Associação Cigana de Coimbra
Associação Kazumba
Associação Passa Sabi
Aurora Negra
Nêga Filmes - Coletivo Artístico
Costume Colossal
Djass-Associação de Afrodescendentes
Em Luta
Escudo Negro