Plataforma Internacional para Coreógrafos

7 out./Oct. | 17:00 |
Cineteatro Municipal João Mota

International Platform for Choreographers -
Programa 5 / 5th Program


Foto/photo: Carlos Mendes Pereira

JANAÍNA CASTRO BRASIL |BR
Cantando sobre meus ossos
Coreografia e interpretação: Janaína Castro
Sonoplastia: Carlos Mendes Pereira
Desenho de luz e Figurinos: Janaína Castro
Duração: 13’

ESTREIA / PREMIÈRE
A coragem (ou única opção) de mostrar-se tal como se é, assumindo que não há mais nada para ser visto, ou sentido, ou tocado. Em “Cantando sobre meus ossos”, a intérprete-criadora Janaína Castro passeia sobre questões sensoriais provindas do universo artístico de Clarice Lispector e Florbela Espanca, partindo da questão “Se fosse você, como seria e o que faria?”. O contato com a natureza instintiva destas duas artistas traz a inspiração necessária para o reencontro com a mulher selvagem que surge das suas obras como a observadora interna permanente.

JANAÍNA CASTRO
Licenciada em Dança e Movimento pela Universidade Anhembi Morumbi, SP/Brasil. Intérprete-criadora brasileira, atuou ao lado de grandes nomes da dança contemporânea e do teatro no seu país. Como professora e pesquisadora realiza cursos de formação em dança clássica, dança moderna e preparação corporal, sempre tendo como foco a valorização das experiências corporais pessoais e da busca de um movimento genuíno, que traga para a comunicação a essência do intérprete, do aluno, do artista. Atualmente é mestranda em Performance Artística/Dança na Faculdade de Motricidade Humana – UTL.

04.09.2012 | by herminiobovino | coreografia, teatro, teatro brasileiro

II Viagem de 24 Horas a África

 

O CFC-Contagiarte regressa com mais 24 horas de dança africana. São mais 3 professores, de 3 países diferentes –Cabo Verde, Guiné Conacri e Burkina Faso, a integrarem na II VIAGEM DE 24H A ÁFRICA, de 9 a 17 de Abril. Organizado com a ESCOLA SEMENTINHA, esta viagem… é uma parceria com Associação Popolomondo.

9 e 10 de Abril com SIRIBI KONATÉ - Burkina Faso
11h-13h / 15h-17h

Siribi, mais conhecido como “Bébé”, pela primeira vez em Portugal. Reside actualmente em Helsinquia, tem vindo a desenvolver nesta cidade um reconhecido trabalho enquanto bailarino, coreógrafo e professor de dança. Desenvolve também em Burkina faso um excelente trabalho como bailarino tradicional e afro contemporâneo, com coreógrafos como Salia Sanou, Anne-Mari Porras,…

http://compagniekanou.blog4ever.com/blog/index-301853.html


11 a 14 de Abril com ANTONIO TAVARES - Cabo Verde
17h - 19h

Antonio Tavares, bailarino, coreógrafo, músico e autor da ópera “Crioulo”. Acompanhado por um baterista, nesta oficina vai nos dar a conhecer uma dança tradicional pouco conhecida da Ilha do Fogo – a Dança da CANISADE

http://operacrioulo.com/

16 e 17, com FANTA YAYO - Guiné Conacri
11h-13h / 15h-17h

Fanta Yayo, nasceu e cresceu numa família Griot no meio da música e da dança na Guiné Conacry. Faz parte do Ballet Matamba em Conacry. Já actuou com Mory Kante in Guinea, Kerfala Kante, Guinea, Ibro Diabatè, Guinea , Salif Keita, Mali and Aicha Kone. Desde 2005 que reside e desenvolve o seu trabalho em Estocolmo, onde também integra como vocalista no projecto musical Tamala.

 



http://www.myspace.com/fantayayo



15 Abril - VISUALIZAÇÃO DE VIDEOS E SECÇÃO DE CÂNTICOS AFRICANOS



Não percam esta viagem! Muito para além da dança e da música, é uma abordagem profunda às tradições, gentes e culturas de África.


01.04.2011 | by mariaprata | coreografia, dança, música, percussão