Prolongamento do prazo da CFP | Conferência Internacional “In/Visibilidades Negras Contestadas”

A 7ª Conferência Bianual da Rede Afroeuropeans: “In/Visibilidades Negras Contestadas” irá decorrer em Lisboa (ISCTE - IUL), e é uma importante plataforma para a produção de conhecimento nas áreas de pesquisa transdisciplinar sobre racismo, culturas negras e identidades na Europa. Esta conferência também oferece a oportunidade de fortalecer e alargar redes entre académicos, activistas e artistas que questionem o racismo estrutural e estejam envolvidos criticamente na produção de conhecimento pós-colonial sobre a negritude europeia e a diáspora africana. Estas redes de diálogo serão promovidas através de palestras, painéis temáticos, mesas-redondas, comunicações individuais e um programa artístico e cultural.

Em escuta entrevista da Raquel Lima à Afrolis

Esta conferência é o resultado de uma longa colaboração entre académicos, escritores e artistas de muitas universidades e institutos de pesquisa europeus e de outras partes do mundo e que deu origem à rede internacional “Afroeurope@s: Culturas e Identidades Negras na Europa”. Com o objetivo de aprofundar o conhecimento das populações negras na Europa e a sua contribuição para a sociedade em todas as áreas da vida, a rede organizou conferências em diferentes universidades europeias: Universidade de León em 2006 e 2009; Universidade de Cádiz em 2011; Universidade de Londres e Universidade Aberta em 2013; Universidade de Münster em 2015 e Universidade de Tampere em 2017. Sentimo-nos honrados de trazer este debate pela primeira vez para Lisboa, uma cidade com uma das maiores diásporas africanas, e que influenciou a literatura, a música, a língua e a sociedade portuguesa em geral nos últimos cinco séculos. O comitê organizador local é composto por pesquisadores, artistas e ativistas de diferentes universidades e coletivos de Portugal, Brasil e Suíça.

O título da conferência incorpora as tensões, ambiguidades e paradoxos da Negritude na Europa. Da mesma forma que as histórias, culturas e condições sociais das negras e dos negros são invisibilizadas pelas forças hegemónicas europeias, existe uma hipervisibilidade dos seus estereótipos na cultura popular europeia. Além disso, enquanto a questão racial desapareceu largamente dos discursos políticos, sociológicos e administrativos (na Europa continental), e enquanto o desengajamento com o racismo institucional e estrutural foi reformulado no âmbito das novas retóricas capitalistas pós-raciais, os estereótipos raciais ainda têm muita importância, e os corpos negros continuam a ser invocados ora como convidados tolerados, na melhor das hipóteses, ora como intrusos ameaçadores, na pior. A consequência é a prática de “incorporação de uma identidade que é declarada como impossível apesar de ser vivida por milhões”, nomeadamente europeus não-brancos, e especificamente por negros europeus. Esta identidade tornou-se ainda mais condicionada pela nova integração dos discursos de direita e as políticas de imigração mais restritivas que também afetam os refugiados e as pessoas de ascendência africana.

A conferência aborda não só estas relações de dominação, e modos de exclusão racial, mas relaciona-se principalmente com as contestações e resistências contínuas que têm sustentado estas in/visibilidades. Focamos o nosso olhar nas histórias e culturas desconsideradas, e investigamos sobre formas passadas, novas e contínuas de resistência e intervenção afro-europeia, nos âmbitos político, social, cultural e artístico. Isto implica ter em consideração os diferentes posicionamentos no interior da Negritude Europeia, ligados por exemplo com a origem diaspórica, língua,  género, classe social, estatuto de cidadania, sexualidade, dis/abilidades, assim como as várias formações históricas geo-espaciais e pós-coloniais.

Esta Conferência e os Painéis Aprovados foram organizados de acordo com seis linhas temáticas:

> A Europa Negra e suas Interseções:

Os painéis devem refletir sobre os vários eixos de diferenciação que co-estruturam as culturas e identidades negras da Europa. Propostas que reflitam sobre gênero e sexualidade, mulheres negras, comunidades LGBTIQ, mas também sobre masculinidades e feminilidades negras, seus condicionamentos, redes e formas de resistência serão especialmente bem-vindos.

+ info 

> Afroeuropeus nas Artes e na Mediasfera:

Painéis nesta área temática devem abordar as múltiplas expressões artísticas e mediáticas (literatura, artes visuais, estética, mídia tradicional e digital, etc.) da população negra europeia, entendendo estas práticas como espaços de criação de visibilidade para histórias, experiências e culturas negras, assim como para o anti-racismo.

+ info 

> Ativismos, Resistências e Políticas Públicas na Europa do Capitalismo Tardio:

Por um lado, este eixo pretende abordar as formas em que as políticas públicas “que não vêem cor” e “Europa Fortaleza” afectam, distorcem e (in)visibilizam as diversas expressões de desigualdade às quais a populações negras são submetidas em tempos de capitalismo tardio avançado. Por outro lado, este eixo dedica-se à análise dos movimentos sociais afroeuropeus (locais, regionais, nacionais e transnacionais), organizações e práticas de contestação e resistência a essas políticas e processos.

+ info 

> Cidades Negras. Espaço Público, Racismo, Culturas Urbanas e Segregação:

Convidamos propostas de painel que abordem a racialização negra na vida urbana e as experiências (e inserções) de pessoas de ascendência africana. Estamos interessados em ampliar o debate sobre os problemas que afetam os negros nas cidades contemporâneas - segregação, racismo, subalternidade, estigmatização, guetização - bem como analisar as intervenções afroeuropeias no espaço público: estilo de vida, expressões artísticas, culturas urbanas e identidades.

+ info 

> Descolonizando o Conhecimento sobre a Europa Negra, a Diáspora Africana e a África:

Painéis que debatam a descolonização do conhecimento sobre a Europa Negra, a Diáspora Africana, a África e os impérios coloniais, mas também os processos reais de construção de novas narrativas contra-hegemônicas sobre esses temas serão bem-vindos.

+ info 

> Teorizando a Negritude e a Europa Racial:

Os painéis desta área temática devem abordar as questões teóricas que moldam o conjunto das relações sociais e a experiência social dos afroeuropeus, discutindo as próprias definições de raça, racismo, negritude e branquitude e como isso co-produz a Europa como uma formação espaço-temporal.

+ info 

06.03.2019 | par martalanca | AfroEuropeanStudies, “In/Visibilidades Negras Contestadas”