Prémio Nacional de Cultura e Artes em Angola - edição de 2012

RELATÓRIO FINAL
O Júri do Prémio Nacional de Cultura e Artes, Edição de 2012, nomeado pelo Despacho nº 24/12, de 02 de Fevereiro, exarado por Sua Excelência Senhora Ministra da Cultura, Dra. Rosa CRuz e Silva, foi integrado pelos seguintes membros, nas suas respectivas subcomissões:
Presidente: Zavoni Ntondo
Disciplina de Literatura: António Fernandes da Costa e Manuel Muanza.
Disciplina de Investigação Científica em Ciências HUmanas e Sociais: Zavani Ntondo e Victor Hugo Guilherme.
Disciplina de Artes Plásticas: António Luís Jorge Gumbe e Lukulu Zola Ndonga
Disciplina de Teatro: Avelino d’Almeida Tavares Neto e João Cristóvão Benza.
Disciplina de Cinema e Audiovisuais: Alberto Adão Sebastião e Augusto Manuel dos Santos (Nguxi dos Santos).
Disciplina de Música: Belmiro António Carlos e Gaspar Agostinho Neto.
Disciplina de Dança: Cristóvão Mário Kajibanga e Nelson João Pereira Augusto.

O Júri do Prémio Nacional de Cultura e Artes, edição 2012, decidiu o seguinte:

 Literatura:
Atribuir o prémio a José Mena Abrantes (nasc. 11/1/45, em Malanje). Dedicou parte da vida a produzir textos dramáticos, modalidade literária raramente cultivada em Angola e pouco conhecida enquanto tal. Destinando-se o texto literário dramático à representação, é inegável a importância desta vertente estética da obra de José Mena Abrantes, numa altura em que o teatro anima cada vez mais o público e floresce em palco. Além de escrever peças de teatro e de se dedicar à direcção do grupo Elinga-Teatro, desde 1988, o autor produziu romances, poesia e ensaios. O conjunto da obra de José Mena Abrantes é consubstanciado por uma profunda carga existencial. Trata-se, pois, de uma produção literária que preserva factos históricos ocorridos no período colonial, no espaço que hoje chamamos Angola, e que se afirma como crítica e reflexão sobre a realidade social e moral da época.

 Investigação em Ciências Humanas e Sociais:
Atribuir o prémio a Arlindo do Carmo Pires Barbeitos, pela sua obra ‘Angola-Portugal, Representações de si e de outrem ou jogo equívoco das identidades’, considerando a relevância, a pertinência, a cientificidade e o interesse deste trabalho. Este facto demonstra que a compartimentação dos angolanos e de outrem em categorias identitárias rígidas e hierarquizadas, com base nos conceitos modernos como raça, etnia ou nação que viriam a estabelecer as noções de eu e de outro, constitui um pressuposto das guerras civis em Angola. Este estudo, fruto de um trabalho aturado de investigação, vai enriquecer a bibliografia angolana com mais um documento que retrata um fragmento da história de Angola e contribui, por um lado, para a apreensão dos motivos íntimos e conhecidos no final da época histórica em análise e, por outro, para a compreensão dos equívocos do fenómeno de assimilação. A metodologia aplicada pode constituir um incentivo e um modelo para o alargamento da reflexão e estudo da temática.

Artes Plásticas:
Atribuir o prémio ao artista plástico Kiluanji Kia Henda, pelo conjunto da sua obra e, dada a sua internacionalização, pelas exposições fotográficas no contexto da arte contemporânea. A sua obra tem sido destacada em importantes iniciativas e espaços de diferentes países, nos continentes africano, europeu, americano e asiático. Kiluanji Kia Henda é um dos artistas angolanos com maior reconhecimento internacional, no panorama artístico da actualidade. Jovem audo-didata, tem-se destacado pelo seu trabalho fotográfico que vem desenvolvendo sobre o seu país, paralelamente à criação de séries relacionadas com outros lugares e contextos, decorrentes das várias residências artísticas em que tem participado. Na I Trienal de Luanda, em 2005, integrou programas de residências como os da galeria ZDB (Lisboa, 2007), espaço Blank Projects (Cidade do Cabo, 2008) e Fondazione di Venezia (veneza, 2010), participando também na 52ª Bienal de Veneza (Itália, 2007), na 3ª Trienal de Guangzhou (China, 2008) e na 29ª Bienal de S. Paulo (Brasil, 2010). Em 2011 foi finalista do BES PHOTO e esteve numa residência de quatro meses em Paris (Residência Internacional ‘Art Enclosures’). Seguiu logo depois para Itália, onde fez uma exposição individual com o mesmo nome na Galeria Fonti. O seu trabalho ‘Self-portrait as a white man’, desenvolvido entre Veneza e Luanda no âmbito da já citada residência internacional, também deu lugar a uma exposição individual na mesma galeria.

Teatro:
Atribuir o prémio ao Grupo Henrique Artes, pelo conjunto da obra. O grupo Henrique Artes tornou-se uma marca de incontornável referência do teatro angolano, com uma competente regularidade cénica, exibindo uma produção com padrões internacionais. Os seus textos lançam um sério desafio à urgente necessidade da edição de textos dramáticos, assim como constantes lições à arte de bem fazer teatro aos estreantes, constatado no rigor investigativo e pertinência das abordagens, bem como na personificação de níveis altos, claramente visíveis em espectáculos como ‘Luanda, meu enigma’ e ‘Côncavo e convexo’, onde satiriza a cidade capital; em ‘Amor fatal’, que retrata a trajectória da emancipação dos escravos; em ‘Mortes prematuras’, que visa despertar a consciência juvenil para a prevenção do VIH/SIDA. Produziu ‘Momentos’, ‘Distúrbios de personalidade múltipla’, ‘Renascer’, ‘Eu vi e vivi’, ‘O karateca’, ‘Um gesto de cidadania’, ‘A passageira 640’ (peça centrada na violência doméstica), ‘Elvira’ (relativa à atenção dada à marginalização da síndrome de Down no seio familiar), ‘Fragrâncias de Amor’ (uma lição de criatividade entre a mentira e o amor contemporâneo vivido no Norte da França, em Lille), ‘Corvos ao Imbondeiro’ (na qual valoriza o papel do teatro-história com a homenagem aos Comandos de Angola, com destaque para os ex-membros da Companhia de Intervenção de Defesa Popular (CIDP), e a sua marca de referência ‘Hotel Comarca’, na qual mostra de modo vivo e envolvente sonhos e frustrações de um grupo de reclusos, com a ual coleccionou uma série de prémios individuais e colectivos. O grupo Henrique Artes tornou-se uma referência da última década do teatro angolano de regular presença nos palcos convencionais do país. Dignifica a classe pelo excessivo cuidado com a ceno-técnica nas suas marcantes e regulares estreias, desde a sua fundação. 

Cinema e Audiovisuais:
Atribuir o prémio ao realizador Alberto Botelho, pelo conjunto das suas obras - ‘Encurralada’, ‘O amor de Mariana’ e ‘Os emplastros’, sendo esta última uma comédia social de redenção, amor e conflitos familiares que se transformam, de forma natural, em momentos hilariantes, protagonizados por cinco velhos traquinas, amigos e viúvos. Alberto Botelho, jovem realizador dinâmico e dedicado, a pensar Angola sempre com uma visão socio-política ou socio-cultural e perseverança, contribuindo para a nossa identidade cultural. Tem demonstrado criatividade, qualidade fotográfica nos seus filmes e prestado grande contributo para a valorização da nossa memória colectiva.

Música:
Atribuir o prémio ao cantor, compositor, instrumentista Eduardo Paim, de nome artístico General Kambuengo. Com 33 anos de carreira artística, constitui um representante activo da música e consta dos alicerces da história contemporânea angolana, ao ser considerado precursor do estilo/género musical Kizomba. É detentor de nove discos gravados e editados e obteve três discos de outro e de prata, distinções outorgadas por editoras portuguesas pela soma de 50 mil discos vendidos com os álbuns ‘Kambuengo’ (1994), ‘Do Kayaya’ (2002) e ‘Ainda há tempo’ (1996). Por ter sido pioneiro na introdução do Kizomba, foi a figura homenageada pela Rádio Nacional de Angola no ‘Top dos Mais Queridos 2009’. Com a utilização de meios técnicos electrónicos e a criação de uma linguagem rítmica, influenciou as carreiras de muitos artistas, incluindo os da nova geração.

Dança:
Atribuir o prémio ao grupo de dança tradicional Ombembwa, da província do Cunene, pelo conjunto da sua obra; por ser um fiel depositário das tradições da escola de iniciação masculina (Mukoka) entre os povos Nhaneka Humbi, onde a dança Jando se apresenta como a principal arte identitária da instituição Mukoka, que por sua vez também é dançada pelos Vahanya; por exaltar a mulher como ser igual ao homem, ao atribuir-lhe o papel de timoneira rítmica na execução da dança em que os instrumentos (batuques) são por elas tocados; pelo esforço contínuo em preservar o património imaterial da dança nacional; por ser, na actualidade, uma referência pedagógica no domínio das danças ‘Jando’, ‘Lisungu’ e ‘Nkakula’, enquanto danças e estilos musicais para iniciados e estudiosos interessados na cultura nacional; por a sua arte ser erudita e as instituições educadoras desta arte estarem sem realizações massivas, no contexto actual do país.

06.11.2012 | par martalanca | arte africana, cultura angolana, prémio