O FESTin 2011 continua

No quarto dia do FESTin – Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa, no cinema São Jorge, poderão ser vistas produções de Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e Timor Leste. O FESTin 2011 decorre até o dia 01 de Maio com entrada gratuita.

A primeira longa-metragem em exibição, às 15h00, na Sala Manoel de Oliveira, é O milagre de Santa Luzia de Sergio Roizenblit, estreia em Portugal. O filme é uma viagem pelo Brasil que toca sanfona conduzida por Dominguinhos, principal sanfoneiro vivo do país. 

A seguir, na mesma sala, segue-se a exibição do filme Um funeral à chuva, produção portuguesa de Telmo de Campos Martins. O filme conta a história de um grupo de antigos estudantes universitários que reencontram-se na cidade onde haviam estudado, devido à morte de um deles.

Às 19h15, mais uma estreia: a produção brasileira Vingança de Paulo Pons, com um intricado enredo que tem como centro o estupro de uma jovem e a busca do autor do crime pelo seu noivo incitado pela vingança. O noivo pode perder a revanche ao conhecer a irmã do estuprador. 

Por fim, será exibido às 21h30, o documentário DZI Criquettes de Tatiana Issa e Raphael Alvarez. O documentário resgata a trajetória do irreverente grupo DZI Croquettes que se tornou símbolo da contra cultura ao confrontar a ditadura usando a ironia e a inteligência e a defender a quebra de tabus sociais e sexuais.

Neste dia também serão exibidas 3 sessões de curtas-metragens que estão em competição na sala 3 do cinema São Jorge. Dentre os curtas, destaca-se a produção guineense A pegada de todos os tempos de Flora Gomes, O Sabiá e Aos Pés que contarão com a presença do realizador Zeca Brito.

Para completar o dia, às 18h30, ocorrerá a mesa redonda Escrito e Filmado: A literatura lusófona vai ao cinema. Esta mesa tem o intuito de discutir as diversas relações existentes entre o cinema e a literatura, fazendo uma abordagem histórica e comparativa, a traçar o olhar do cineasta, do escritor e da academia sobre o tema. Compõem a mesa Amílcar Bettega (escritor), Brisa Paim (escritora), João Ribeirete (Investigador), José Farinha (realizador) e Tony Tcheka (escritor).

Programação completa: http://festin-festival.com/?page_id=474Camila Bourgard - Assessoria de Imprensa+ 351 926 812 827

28.04.2011 | par martalanca | festin