O Crescimento Económico é Suficiente para Reduzir a Pobreza em África?

O Banco Mundial lançou recentemente um novo relatório que revela que, após décadas de crescimento lento, África revela uma mudança significativa em termos de crescimento económico. Os países africanos têm realizado, na última década, reformas económicas com efeitos positivos: crescimento económico anual de cerca de cinco por cento, mais receitas comerciais, menos desequilíbrios macroeconómicos, mais consumo doméstico. Ao longo dos últimos 10 anos, seis dos dez países que registaram um crescimento económico mais rápido são africanos. Além disso, o Banco Mundial estima que a percentagem de pobres em África caiu de 58 por cento, em 1999, para 47,5 por cento, em 2008.

Mas será que esse crescimento está realmente a contribuir para a redução da pobreza?

Na primeira Kapuscinski Lecture em Portugal, organizada pelo Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento (CEsA), Jan Vandemoortele, antigo director do PNUD e um dos autores dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, irá questionar se o crescimento económico, a boa governação e a ajuda internacional são ou não suficientes para reduzir a pobreza em África.

As Kapuscinski Lectures, inspiradas no jornalista polaco Ryszard Kapuscinski, são uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) financiadas pela Comissão Europeia. Na sua terceira edição, estas Lectures são um acontecimento singular, a nível europeu, para o debate sobre questões de Desenvolvimento global com especialistas de organizações internacionais, políticos, activistas da sociedade civil, empreendedores e académicos.

Contacto:
Luís Mah
luismah@iseg.utl.pt
+351919670642

26.03.2012 | par herminiobovino | Conference, conferência