Na sua quarta edição, o FESTin inova!

O FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa — atinge seu 4o ano e busca o apoio do público para poder premiar os melhores trabalhos apresentados durante o festival. Dessa forma, qualquer pessoa pode contribuir, ganhar recompensas exclusivas e, acima de tudo, saber que incentivou o cinema independente de língua portuguesa, seus produtores e realizadores.

O FESTin foi criado a pensar nas centenas de cineastas que não encontram espaço de exibição para o seu trabalho. O FESTin é feito por voluntários, que dedicam gratuitamente uma boa parte do seu tempo à concretização deste projeto. Eles têm contado com o apoio imprescindível da EGEAC e do Cinema São Jorge, para além de outros parceiros que ajudam com bens e serviços essenciais.

A programação do FESTin inclui uma competição oficial de longas e curtas- metragens, mostras temáticas paralelas, oficinas, debates e espetáculos. O FESTin já é um festival com muitas virtudes, porém os organizadores têm a noção de que poderia ser muito melhor. E é aqui que precisam da sua ajuda: precisam reunir fundos a distribuir como prémios à melhor longa-metragem (2.500 €) e melhor curta-metragem (500 €). Se o valor angariado for superior ao pedido, redistribuirão o saldo restante pelas duas categorias, premiando ainda mais o trabalho dos cineastas vencedores.

O projeto está em captação no site Zarpante até 29 de março de 2013. Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem contribuir. Recompensas estão previstas em troca: convites, um jantar com a presença de realizadores convidados, agradecimento público na cerimónia de entrega de prémios, inserção de logótipo na divulgação do FESTin…

O financiamento coletivo (ou crowdfunding) é uma forma inovadora e alternativa de financiar projetos por meio de contribuições de múltiplas fontes agregadas. Conceito já bem conhecido em outros países (Estados Unidos, França…), que Zarpante oferece aos lusófonos: financiar coletivamente um projeto, encontrar meios para contornar a crise, mantendo uma produção artística e cultural diversificada e legitimada pela participação pública. O público passa a ser ator do cenário cultural e tem direito a escolher os projetos que deseja ver acontecer. Trata-se de mecenato democratizado, que estabelece contacto de artistas, independentes e menos conhecidos, com o público, cansado de ver, ler e ouvir sempre as mesmas coisas. Para fazer acontecer o projeto “FESTin 2013”, acesse, por favor, o link seguinte: http://zarpante.com/investment/festin-2013-1109.

Zarpante (http://zarpante.com/) é uma plataforma de financiamento coletivo, criação colaborativa e co-produção para projetos relativos à arte, à cultura e ao património lusófonos.

ZARPANTE LDA
Henrique Moretzsohn de Andrade Co-fundador

Avenida da República, no 679, Andar 1, Sala 1.5 4450-242 Matosinhos
 Portugal

Telemóvel. 00 (21) 88844259 Fax. 00 351 22 937 49 20 Email: contacto@zarpante.com 

08.02.2013 | par martalanca | cinema, crowdfunding