Marcha em Luanda pela liberdade dos presos

Comunicado de Imprensa Luanda

Somos jovens, membros da sociedade civil de vários estratos sociais, que dentro dos parâmetros da constituição tem vindo a exercer pressão aos líderes políticos angolanos com vista a melhoria do quadro social em que se encontra maior parte da população angolana;

Viemos por este meio, desmentir a informação que tem estado a ser publicada pelo executivo, através dos órgãos de informação segundo a qual, os manifestantes são jovens que têm estado a ser usados pelos partidos da oposição para destabilizar o país e criar um clima de guerra para derrubar o presidente da república e o MPLA.

Assim sendo queremos esclarecer:

1º Estas afirmações não condizem com a realidade e são infundadas na mediada em que as manifestações, foram sempre convocadas de forma aberta, com propósitos bem claros e os seus signatários bem identificados.

 

2º As manifestações nunca foram convocadas com intuito de criar a desordem e a guerra no nosso belo país. Pelo contrário, notamos que a maneira como o executivo tem lidado com as manifestações é que tem provocado alguma desordem.

 

3º As manifestações não têm tido nenhum carácter partidário, mas sim, derivam dos graves e muitos problemas sociais que afligem a maioria do povo angolano, fruto da má governação por todos visíveis. Refira-se que no seio do movimento também existem jovens pertencentes ao MPLA.

 

3º Não foi e nunca será nossa intenção afrontar ou agredir as autoridades policiais. As situações ocorridas, tanto no dia 3 como no dia 8 de Setembro de 2011, foram fruto de provocações criadas pelo rapto de elementos que participavam dos actos, prisões arbitrárias bem como outros tipos de repressões que vinham sendo efectuadas pela polícia e elementos a paisana.

Aproveitamos a ocasião para anunciar a sociedade angolana e a comunidade internacional, que dados alguns transtornos alheios a nossa vontade preferimos transferir a manifestação do dia 24/09/2011 para domingo dia 25/09/2011 pelas 09H da manhã na qual marcharemos do cemitério da Santana tomando a avenida Deolinda Rodrigues e culminando no largo da independência.

Pedimos a todo povo angolano sem distinção a aderir a nossa causa que visa apelar a liberdade dos jovens que foram pesos injustamente.

Sem mais outro assunto a realçar, subscrevemo-nos com elevada estima e agradecimentos.

Deus é ser supremo, os justos serão abençoados!

Luanda, 17 de Setembro de 2011

23.09.2011 | par martalanca | manifestações