KUXA KANEMA: O Nascimento do Cinema

um documentário de Margarida Cardoso
TEATRO CAMÔES 
22 de Junho às 21h Entrada Livre
CONVERSA sobre o filme 
a anteceder a projecção com a realizadora Margarida Cardoso; a Directora da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema Maria João Seixas e o Sub-Director da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema José Manuel Costa
«A primeira acção cultural do governo Moçambicano logo após a independência, em 1975, foi a criação do Instituto Nacional de Cinema (INC). O novo presidente, Samora Machel, tinha especial consciência do poder da imagem e de como utilizá-la para construir uma nova nação socialista. As unidades de Cinema Móvel vão mostrar por todo o país a mais popular produção do INC, o jornal cinematográfico Kuxa Kanema. 
Kuxa Kanema quer dizer o nascimento do cinema e o seu objectivo era: filmar a imagem do povo e devolvê-la ao povo. Mas hoje a República Popular de Moçambique passou a ser, simplesmente, a República de Moçambique. Da grande empresa que foi o INC não sobra quase nada. Destruído por um fogo em 1991, só restam do edifício salas e corredores abandonados onde alguns funcionários esperam pacientemente a reforma. Num anexo apodrecem, esquecidas, as imagens que são o único testemunho dos onze primeiros anos de independência, os anos da revolução socialista.
É através destas imagens e das palavras das pessoas que as filmaram que seguimos o percurso de um ideal de país, que se desmorona, pouco a pouco, com o ideal de “um cinema para o povo” e com os sonhos das pessoas que um dia acreditaram que Moçambique seria um país diferente.»


 



FICHA TÉCNICA 

Realização Margarida Cardoso · Imagem Lisa Hagstrand · Montagem Isabelle Rathery e Timothy Miller

Produção Filmes do Tejo [Maria João Mayer e François d’Artemare] · Lapsus [Esther Hoffenberg] Derives [Jean-Pierre e Luc Dardenne] · Coordenação de ProduçãoMagda FerroEmmanuelle Koenig e Véronique Marit 

Mistura Patrick Sigwalt · Camera Adicional Karl Sousa [Moçambique] Dib Lutfi [Brasil] Miguel Sales [Portugal]

 

20.06.2011 | par martalanca | kuxakanema