III Festival Mundial das Artes Negras no Senegal reunirá 60 países

Sessenta países estarão representados na terceira edição do Festival Mundial das Artes Negras (Fesman III), prevista para 10 a 31 de dezembro de 2010 no Senegal, anunciou em Dakar o delegado-geral do evento, Abdoul Aziz Sow.

Os 60 países esperados estarão representados em todas as formas de arte, precisou Sow ao proceder ao lançamento do novo nome e do novo conceito do FESMAN III.

Na presença do embaixador do Brasil em Dakar, cujo país é o convidado de honra desta manifestação, atores culturais e numerosos responsáveis, o delegado- geral do Fesman III indicou que esta manifestação não será apenas recreativa.

Segundo ele, este festival que será descentralizado em todas as regiões do Senegal, será festivo, porque “será um momento de eclosão da arte africana, de reflexão, de debates intensos para recolocar África, o mundo negro, no concerto das nações”.

Em resposta aos que duvidavam da organização do festival, Abdoul Aziz Sow afirmou que ele e a sua equipe estavam “empenhados na sua preparação e organização”.

Sow, cuja adjunta é a filha do presidente Abdoulaye Wade, Syndiély Wade, confirmou que não houve “ruptura”.

Segundo ele, “houve uma preocupação de reorganização e simplificação para levar as coisas a dimensões humanas”.

Adiantou que o objetivo era que, no termo da manifestação, se possa dizer o que a África tem a dizer ao resto do mundo como mensagem.

O programa do Fesman III compreende um fórum de seis conferências, uma feira de livros, gastronomia, uma exposição de criadores, artes plásticas, desenho, fotografia, artesanato de arte, arquitetura, dança, moda e um quadro musical com noites temáticas.

16.11.2010 | par martalanca | Festival Mundial das Artes Negras no Senegal