Prémio Nacional de Cultura - Angola

O escritor Ruy Duarte de Carvalho, falecido em Agosto na Namíbia, foi distinguido a título póstumo ontem, em Luanda, com o Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de literatura.
Os vencedores do prémio foram anunciados em conferência de imprensa promovida pelo Ministério da Cultura. O júri, presidido por Zavoni Ntondo, distinguiu igualmente Virgílio Coelho, Mestre Makiesse, Núcleo de Artes Pitabel, Zeze Gambôa, Bonga e Grupo Ntunga Nzola.
Na categoria de Literatura, o júri decidiu atribuir o prémio, a título póstumo, a Ruy Duarte de Carvalho, falecido em Agosto na Namíbia aos 69 anos. O presidente do júri, Zavoni Ntondo, disse que o prémio foi atribuído pela dimensão antropológica da sua produção literária, onde se destaca, com especial relevo, o traço pastoril dos Cuvale. “Trata-se de um escritor que pela sua dimensão artística merece este reconhecimento”, frisou Zavoni Ntondo, acrescentando que Ruy Duarte de Carvalho produziu de forma esmerada poesia e ficção.
Com as obras “Em busca de Kabasa: Estudos e reflexão sobre o Reino do Ndongo” e “Os Túmúndóngó, os génios da natureza e o Kilamba”, o antropólogo Virgílio Coelho venceu na categoria de Investigação em Ciências Humanas e Sociais. O presidente do júri, Zavoni Ntondo, referiu que a escolha de Virgílio Coelho se deve à pertinência e ao interesse dos trabalhos para o estudo científico da organização político administrativa do Reino do Ndongo e socioeconómica e religiosa dos túmúndóngó. “Estes dois estudos contribuem para o conhecimento profundo da história do Reino do Ndongo”, disse.

Continuez à lire "Prémio Nacional de Cultura - Angola "

02.11.2010 | par martalanca | Prémio nacional de cultura, Ruy Duarte de Carvalho