Performance de Poesia e música

Dia 20 de setembro
Quinta-feira | 20:30

Performance poético-musical, com Ondjaki e Marcello Magdaleno.
No Espaço Sérgio Porto.
(rj ­ humaitá)

“Sobre o mar: poesias”

foto Cláudia Dantasfoto Cláudia Dantas

18.09.2012 | par herminiobovino | música, poesia, poesia angolana

Antologia da poesia angolana

Lançamento no dia 25 de Agosto. A antologia vai ser apresentada pelo escritor Luandino Vieira, na Livraria Porta Treze, onde funciona a editora Etutanu, que quer dizer em português “nós somos”, título  de um poema de Agostinho Neto.

IRENE GUERRA MARQUES, natural de Luanda, é licenciada em Filologia Românica pela Universidade de Coimbra.Foi professora de Literatura e Língua Portuguesa e, posteriormente, de Literatura Angolana. Foi directora do Instituto de Línguas Nacionaise do Instituto Nacional de Formação Artística e Cultural do Ministério da Cultura de Angola. São de sua autoria as primeiras antologias literárias publicadas pelo Ministério da Educação após a Independência de Angola, designadamente Literatura Africana de Expressão Portuguesa, Poesia de Angola e Textos Africanos de Expressão Portuguesa. Tem artigos publicados em diversas revistas de especialidade, antologias e colectâneas. Actualmente é assessora principal do Ministério da Cultura exercendo as funções de Consultora da Ministra e é docente da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto. 

 

CARLOS FERREIRA (Cassé), natural de Luanda, jornalista, escritor e letrista. Co-fundador da Brigada Jovem de Literatura e membro da União dos Escritores Angolanos. De ambas as associações foi secretário das actividades culturais. Ex-Director dos Serviços de Programas da Rádio Nacional de Angola, foi jornalista da Assessoria de Imprensa da Presidência da República. Foi ainda correspondente da revista Seara Nova e do jornal Diário de Noticias em Angola. É autor de mais de uma dezena de livros de poesia, novela, crónicas e letras de canções. Exerce actualmente a actividade literária e de apoio à investigação de História, em tempo inteiro.

03.08.2011 | par martalanca | poesia angolana

Antologia de poesia angolana

Entre a Lua, o Caos e o Silêncio: A Flor, de Irene Guerra Marques & Carlos Ferreira Editora: Mayamba

é um notável trabalho de investigação e a mais completa antologia de poesia angolana até hoje organizada. A obra inclui cerca 130 autores, integrando textos da oratura (literatura oral) em diversas línguas nacionais angolanas, alguns dos primeiros documentos literários (séc. XVII), poemas dos precursores da literatura angolana (séc. XIX) e os autores das épocas moderna e contemporânea (sécs. XX e XXI). As ilustrações (capa e interior) são de José Rodrigues e o prefácio, do escritor Boaventura Cardoso.

15.06.2011 | par martalanca | poesia angolana