timeline (Metropolitan Museum, NY)

timeline (Metropolitan Museum, NY)

África do Sul, Moçambique, Rodésia do Sul Nigéria, pela “timeline” do Metropolitan, a propósito de “As Áfricas de Pancho Guedes”:

- a referência ao movimento CoBrA (1948) é um ponto de partida a ter em conta; Dubuffet e a Arte Brut (Raw Art, Outsider Art, designações próximas, for art produced by non-professionals working outside aesthetic norms) são contemporâneos (1949: Jean Dubuffet précise sa définition de l’Art Brut dans « L’Art Brut préféré aux arts culturels ». Ce texte, qui a valeur de manifeste, figure dans le catalogue accompagnant la première exposition d’ensemble de La Compagnie de l’Art Brut, à la galerie René Drouin, à Paris.) entre a ideia de “low art” e a procura dos “primitivos”.

- o workshop de Amâncio/Pancho Guedes é de Janeiro de 1961 (1); em Abril a Architectural Review, em Londres, dedica a capa à obra de arquitect

o (2), que expõe na Bienal de São Paulo como representante de Moçambique (3); no mesmo ano ocorre a 1ª exp. individual de Malangatana em Lourenço Marques (4). Em 1962, a revista Black Orpheus(Ibadan, Nigéria) dedica-lhe um longo artigo (5), e é exposto no Mbari Club (6).

- Frank McEwen em Salisbury (Rodésia do Sul), organizador do Congresso de 1962; Ulli Beier, fundador do Mbari Club na Nigéria (7), e Julian Beinart, autor dos artigos sobre Pancho Guedes e Malangatana antes citados, co-animador dos workshops de Lourenço Marques, Ibadan, etc, são as figuras decisivas de uma rede de promotores ou patronos activos no início dos anos 60.

A cronologia africana do Met (Heilbrunn timeline of art history): Amâncio Guedes, Malangatana, Frank McEwen, Ulli Beier…

 

ALEXANDRE POMAR

07.02.2011 | par martalanca | Colecção Pancho Guedes, Pancho Guedes, Tristan Tzara

As Áfricas de Pancho Guedes _ Colecção Dori e Amâncio Guedes

Exposição de 17 Dezembro a 8 de Março no Mercado de Santa Clara, Lisboa.

18.11.2010 | par franciscabagulho | Pancho Guedes

MOSTRA FOTOGRAFIAS VENCEDORAS E ENTREGA DE PRÉMIOS DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA SOBRE OS EDIFÍCIOS PANCHO GUEDES

Convido V. Exa para o cocktail que terá lugar no Consulado Geral de Portugal (Av. Mao Tsé Tung, 519), na terça feira, 17 de Agosto, às 18 horas, por ocasião da mostra das fotografias vencedoras e entrega de prémios aos concorrentes ao concurso de fotografia sobre Edifícios do Arquitecto Pancho Guedes.

O Arquitecto Pancho Guedes projectou de cerca de 300-400 edifícios construídos em Moçambique nas décadas de 50, 60 e 70 do século XX, sendo considerado um arquitecto com relevo a nível internacional.

Os prémios* deste concurso de fotografia são atribuídos em 8 categorias, com base nos edifícios listados no desdobrável “112 Edifícios de Pancho Guedes em Maputo” (1º prémio para a melhor fotografia, 2º prémio, melhor conjunto de fotografias, melhor fotografia de um edifício dos anos 50, melhor fotografia de um edifício dos anos 60, melhor fotografia de um edifício dos anos 70, melhor fotografia de detalhe, prémio especial para jovens).

As fotografias premiadas estarão expostas e estará disponível o folheto desdobrável “112 edifícios de Pancho Guedes em Maputo”

 

* os prémios são patrocinados pela Imovisa, ProData e BCI

 

Graça Gonçalves Pereira

Cônsul Geral

 

11.08.2010 | par martalanca | fotografia, Pancho Guedes