Artistas ligados ao Elinga do acervo da Nuno de Lima Pimentel Collection

No âmbito do IV Festival Internacional de Teatro e Artes de Luanda, que assinala o trigésimo aniversário do grupo Elinga-Teatro, Nuno de Lima Pimentel amavelmente cedeu, da sua enorme e importante colecção, 47 obras de 25 artistas plásticos que se inciaram nas instalações do Elinga-Teatro ou que, num dado momento, aí puderam desenvolver ou exibir o seu talento artístico.
É de enaltecer a sensibilidade e a visão do colecionador, que ao adquirir as suas obras, muitas delas de autores à época completamente desconhecidos, conseguiu transmitir confiança e elevar a auto-estima dos seus criadores, permitindo-lhes assim projectarem-se para voos mais altos.

Nuno PimentelNuno Pimentel
Destacam-se, na exposição, nomes já consagrados, tanto no país como no estrangeiro, com obras em importantes museus de todo o mundo, e outros, que já vão afirmando a sua criatividade entre nós, em dimensão mais modesta mas com grandes potencialidades.
Na exposicão estão incluídas obras de António Ole, Bruno Fonseca, Edson Chagas, Egas, Fernando Alvim, Gimby, Kiluanji Kya Henda, Lino Damião, Luís Diogo, Marco Kabenda, Maimba, Mestre Kapela, Muamby Wassaky, N’dilo Mutima, Nelo Teixeira, Paulo Amaral, Paulo Jazz, Rito, Rui Tavares, Tho Simões, Wara Wata, Yonamine, Ihosvany e Zabila.
O Elinga-Teatro sente-se feliz por lhes ter aberto as portas e por tê-los acolhido em momentos difíceis, nos quais as galerias existentes (tanto da UNAP como a Umby-Humby) tinham de certo modo entrado em crise e quando tudo faltava (telas, pinceis, tinta, lugares para pintar). Tudo isso sem nunca lhes exigir qualquer contrapartida. Apenas partilhando com eles a mesma vontade de vencer desafios e de servir a arte.
A exposição será inaugurada no Espaço Cultural Elinga no dia 31 de Maio as 18.30, e está aberta pelo menos até 10 de Junho de 2018.
José Mena Abrantes

01.06.2018 | par martalanca | elinga, nuno pimentel