SÁBADO 14 MAIO - RDA69 - "Bastards of Utopia" de Maple Razsa e Pacho Velez

O documentário de Maple Rahsa e de Pacho Velez apresenta um dos poucos documentos sobre o movimento anarquista e de ocupação de casas que não é marcado por um absoluto sensacionalismo ou por invenção pura e dura. A contextualização na efervescência política da Ex-Jugoslávia e numa expressão local deste movimento, longe das suas capitais em Barcelona, na Grécia ou na Holanda, tornam o documentário mais complexo, e a narratividade… mais próxima do filme etnográfico do que do canal história também ajuda em que esteja aqui presente um fundamental documento filmico que deve interessar não só aos directamente envolvidos ou cúmplices nos movimentos retratados mas a todos os interessados em cinema documental ou antropologia.
Antes será exibido o curto documentário da Paper Tiger Television “Maple Razsa and Michael Hardt read Riot Porn”, que apresenta uma reflexão sobre o papel da imagem dentro de uma narrativa e comunicação política. Dos motins gregos aos acampamentos No-Border qual o papel dos videos disponiveis online de confrontos entre a polícia e manifestantes na difusão das lutas a nivel global? 
No fim dos visionamentos será proposto um debate sobre as obras visionadas.
Dos Autores:
“Na sua infância viveram o colapso da Jugoslávia. Mas agora, por entre as ondas de choque do falhanço do socialismo, lutam para abrir caminho a um novo esquerdismo. Quer lutando com a polícia ou ocupando uma fábrica antiga, estes activistas arriscam tudo para poder viver a sua política. Entre tudo isto um antrópologo Americano que chegou para observar o movimento acaba por participar e até ser detido com eles. À medida que as contrariedades se amontoam irão eles desistir da luta?
O filme, rodado durante os anos de trabalho de campo com um colectivo anarquista Croata, aplica a perspectiva única da EnMasseFilms que combina participação directa com uma reflexão critíca deste movimento político. O seu retrato do activismo é tanto cúmplice quanto crítico - uma meditação comprometida e elegante na luta para re-imaginar a esquerda e o poder de uma juventude”

14 de Maio, Sábado, 20h - Jantar, 21h30 - Filme, Regueirão dos Anjos

12.05.2011 | par martalanca | Ex-Jugoslávia, movimento anarquista, utopia