LKJ _ Linton Kwesi Johnson, no Festival do Silêncio, LISBOA

22JUNHO  22H00, CINEMA SÃO JORGE (SALA 1) no Festival Silêncio.

Nascido na Jamaica em 1952, Linton Kwesi Johnson, cantor e poeta, vive em Brixton, no Sul de Inglaterra. Tinha pouco mais de 10 anos de idade quando se mudou para Londres e em 1970 integrou o movimento Black Panthers. Começa nessa altura a trabalhar com os Rasta Love, um grupo de poetas e percussionistas envolvido com o movimento e em 1974 publica o seu primeiro livro de poemas, Voices of the Living and the Dead. O segundo, Dread Beat An’ Blood, publicado no ano seguinte, inclui vários poemas em patois (crioulo jamaicano) e foi mais tarde gravado em disco. Linton Kwesi Johnson, conhecido como o pai da Dub Poetry – embora ele prefira definir-se como um Poeta Reggae –, distinguiu-se nos anos 80 pelos seus textos anti-Thatcher e denúncia da violência policial. Estudou Sociologia, trabalhou como jornalista e fundou a sua própria editora, a LKJ, que vendeu até agora mais de 2 milhões de discos em todo o mundo. Em 2002 tornou-se ainda o segundo poeta vivo – e o único negro – a ser publicado pela Penguin Classics Series. No Festival Silêncio irá fazer um Poetry Reading, ou seja, uma leitura de poesia.

Na mesma noite subirão ao palco um grupo de slammer’s que irão declamar poemas de intervenção. São eles Walid El Sayed, Paola d’Agostino, Afonso Mata, Raquel Lima, Bob da Rage Sense e Sir Scratch.

+ festival do silêncio de 15 a 25 de Junho

03.06.2011 | par franciscabagulho | Festival do Silêncio, LKJ, spoken words

Linton Kwesi Johnson - Two Sounds of Silence

From the Island/Mango album BASS CULTURE, released May 7, 1980

Vocals: Linton Kwesi Johnson. Bass: Vivan Weathers, Floyd Lawson. Guitar: John Kpiaye. Keyboards: Dennis Bovell & Webster Johnson. Alto Sax: James Danton. Tenor Sax: Buttons Henry Tenyue. Trumpet & Flugelhorn: Dick Cuthell & Patrick Tenyue. Trombone: Rico. Harmonica: Juilio Finn.

22.12.2010 | par franciscabagulho | LKJ