Juventudi Ku Atitudi, no Tarrafal

Jovens MCs de Hip Hop Tarrafal e Biblioteca Municipal de Tarrafal convida a população em geral a participar na palestra sobre os factores que dificultam o desenvolvimento da juventude em particular, e da sociedade em geral, o evento conta com debate aberto sobre a juventude e a sua integração na sociedade, contam com convidados como Jorge Andrade e Emerson Pina. O encontro será realizado Sábado, 17 de Agosto, no salão nobre da câmara municipal de Tarrafal, pelas 17 horas.

Objectivo do encontro:

Debater os problemas que dificultam o desenvolvimento intelectual do homem e da mulher social;

Promover debates a fim de conhecer o nosso tempo e os desafios;

Despertar a juventude a intervir na sua comunidade positivamente para o desenvolvimento;

Conhecer a história da África;

Promover intercâmbio entre jovens de Tarrafal com jovens de outras localidades

contacto da pessoa responsável pelo evento: 9158877

13.08.2013 | par martalanca | cabo verde, juventude

O cinema sobre violência urbana/juvenil: contribuição a uma «crítica da violência» ou espetáculo narcotizante?

Martin Lienhard (Universidade de Zurique)

12 de outubro de 2012, 14h00-16h00, Sala 1.5., Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Como e com que objetivos é que o cinema - em particular o cinema latino-americano - representa a violência juvenil/urbana, especialmente
aquela provocada pelo narcotráfico ? Em que medida, os cineastas procuram, através da ficção ou do documentário, levar os espetadores a refletir sobre as causas - imediatas e/ou « sistêmicas» - e os efeitos desse fenômeno? Ou, ao contrário, em que medida transformam-no em espetáculo narcotizante, atraente para os fãs dos filmes de ação?
Essas perguntas colocam a questão das implicações éticas que tem a escolha não só de uma determinada história como também - e talvez sobretudo - de uma determinada estética cinematográfica.
Martin Lienhard - Professor de literaturas hispânicas e lusitanas no Seminário de línguas e literaturas românicas da Universidade de Zurique (com ênfase nas literaturas de Hispanoamérica, Brasil e África e narrativas vinculadas ao expansionismo espanhol e português, e periódicas incursões nas literaturas - orais e escritas - dos sectores indígenas e afroamericanos e o cinema latinoamericano .
[mais informações:http://www.rose.uzh.ch/seminar/personen/lienhard.html]

Organização: No âmbito do Núcleo de Estudos sobre Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP) /e Programa de Doutoramento em “Política Internacional e Resolução de Conflitos

11.10.2012 | par franciscabagulho | cinema, juventude

Juventudes no contexto transnacional dos países da CPLP

No âmbito do projecto Missões Exploratórias sobre Juventudes no Contexto Transnacional dos Países da CPLP: Processos de Identificação, Expressões Culturais e Mediações aprovado no âmbito do Programa de Cooperação em Matéria de Ciências Sociais para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – PCS/CPLP, e apoiado pela CNPq sob o nº 490278/2010-8, coordenado pelo Professor Doutor Frank Marcon da Universidade Federal de Sergipe, vai se realizar um encontro aberto ao público de apresentação do projecto e de debate relacionado com o tema. O evento decorrerá a 25 de Outubro de 2011 no ISCTE-IUL, sala B102, a partir das 14h.

Participam: Andrea Moreira (ISCTE-IUL)Clara Carvalho (CEA-IUL), Cláudio Tomás (ISCTE-IUL), Daniela Bezerra (Universidade Federal de Sergipe, Brasil), Frank Marcon (Universidade Federal de Sergipe, Brasil), Joana Vasconcelos (ISCTE-IUL), Lorenzo Bordonaro (CRIA-IUL e Universidade Nova), Mamadu Jao (INEP, Bissau), Maria da Penha Vasconcellos (Universidade de São Paulo, Brasil), Mateus Neto (Universidade Federal de Sergipe, Brasil)Neusa Gusmão (Unicamp, Brasil), Paulo Malvasi (Universidade de São Paulo, Brasil), Redy Lima (Universidade de Santiago, Cabo Verde), Rubens Adorno (Universidade de São Paulo, Brasil), William Souza Silva (Universidade Federal de Sergipe, Brasil)

 

17.10.2011 | par martalanca | CPLP, juventude

o pensólogo

08.03.2011 | par martalanca | angola, juventude, poesia