Jovens e adultos vão pensar a história colonial este fim de semana, em Paredes de Coura, com a estreia de descobri-quê?

descobri-quê?, uma criação de Cátia Pinheiro, Dori Nigro e José Nunes, tem estreia marcada para o próximo sábado, dia 18 de março, no Centro Cultural de Paredes de Coura, no âmbito da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II.

descobri-quê? é um espetáculo que pretende contribuir para a descolonização – enquanto gesto inacabado, portanto constante e continuado – do ensino do período histórico designado como descobrimentos, quebrando uma série de narrativas oficiais que romantizam esta época e procurando uma confrontação com o passado invasor, expansionista e colonialista português.

Destinado ao público juvenil, o espetáculo resulta da colaboração dos criadores da companhia Estrutura (Cátia Pinheiro e José Nunes) com o artista, performer e arte-educador Dori Nigro. Em palco, estarão Joyce Souza, Tiago Jácome e Waldju Kondo.

Depois da estreia em Paredes de Couradescobri-quê? vai passar por mais de uma dezena de concelhos de norte a sul do país e também pela Madeira, integrado na programação da Odisseia Nacional do D. Maria II. Paralelamente ao espetáculo, serão ainda desenvolvidos, em vários concelhos do país, Laboratórios Teatrais destinados a alunos do ensino secundário e ao público em geral, onde se pretende promover o pensamento crítico e criar espaços de reflexão/ação em torno da história colonial, do passado e do presente. O primeiro Laboratório decorre já a partir de amanhã, dia 16 de março, em Paredes de Coura.

Odisseia Nacional é um projeto do Teatro Nacional D. Maria II, composto por centenas de propostas artísticas, que vão passar por 93 concelhos de todas as regiões de Portugal continental e ilhas, ao longo do ano de 2023. Depois do primeiro trimestre do ano passado na região Norte, seguem-se o Centro do país, de abril a junho, os Açores, em julho, a Madeira, em setembro, e as regiões do Alentejo e Algarve, de outubro a dezembro.

20.03.2023 | par mariadias | arte, juventude, odisseia nacional, paredes de coura

Nunde nô indipendência?

Nô Salva Baluris De Boé (SBB) - é uma iniciativa de jovens guineenses, voluntários, residentes na diáspora, sob o lema: Celebrar os 49 anos de gloriosa conquista e memórias do passado com presente espinhoso.

Nesta primeira edição de Djumbai “Nô pensa Independência”, pretendemos promover espaços de debates, conferências, eventos culturais, a realizar-se online e presencialmente, com o objetivo de resgatar as memórias de luta e de despertar a consciência dos jovens e adolescentes sobre espírito de guineendade.

O espírito de guineendade foi primado e/ou alicerçado na unidade e luta para o resgate daquilo que é mais preciosa da vida humana: a Liberdade e Dignidade. Também é nossa ambição acordar a consciência dos mais jovens sobre valores de diversidade cultural no “Cabaz de Guineendade.” Serve ainda para divulgar informações, conhecimentos e partilha de opiniões sobre as questões desafiantes da Guiné-Bissau, e estimular a consciência sobre: que tipo de Independência temos? Que caminhos a trilhar? Que responsabilidades a Guiné-Bissau exige?

Noutra fase do projecto, será apresentada uma “Caderneta de luta” que pretende, para além de registar, desenvolver e reproduzir a voz de testemunhas de Luta Armada, recolher depoimentos sobre os sonhos e perspetivas de geração do pós-Independência face ao Programa Maior. O projecto traz consigo uma parte de “Mandjuandade Cultural” e o papel da educação na zona libertada, literatura, músicas/humor.

Nunde Nô INDEPENDÊNCIA?

16.09.2022 | par martalanca | diásporta, djambai, Guiné Bissau, independência, juventude

Juventudi Ku Atitudi, no Tarrafal

Jovens MCs de Hip Hop Tarrafal e Biblioteca Municipal de Tarrafal convida a população em geral a participar na palestra sobre os factores que dificultam o desenvolvimento da juventude em particular, e da sociedade em geral, o evento conta com debate aberto sobre a juventude e a sua integração na sociedade, contam com convidados como Jorge Andrade e Emerson Pina. O encontro será realizado Sábado, 17 de Agosto, no salão nobre da câmara municipal de Tarrafal, pelas 17 horas.

Objectivo do encontro:

Debater os problemas que dificultam o desenvolvimento intelectual do homem e da mulher social;

Promover debates a fim de conhecer o nosso tempo e os desafios;

Despertar a juventude a intervir na sua comunidade positivamente para o desenvolvimento;

Conhecer a história da África;

Promover intercâmbio entre jovens de Tarrafal com jovens de outras localidades

contacto da pessoa responsável pelo evento: 9158877

13.08.2013 | par martalanca | cabo verde, juventude

O cinema sobre violência urbana/juvenil: contribuição a uma «crítica da violência» ou espetáculo narcotizante?

Martin Lienhard (Universidade de Zurique)

12 de outubro de 2012, 14h00-16h00, Sala 1.5., Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Como e com que objetivos é que o cinema - em particular o cinema latino-americano - representa a violência juvenil/urbana, especialmente
aquela provocada pelo narcotráfico ? Em que medida, os cineastas procuram, através da ficção ou do documentário, levar os espetadores a refletir sobre as causas - imediatas e/ou « sistêmicas» - e os efeitos desse fenômeno? Ou, ao contrário, em que medida transformam-no em espetáculo narcotizante, atraente para os fãs dos filmes de ação?
Essas perguntas colocam a questão das implicações éticas que tem a escolha não só de uma determinada história como também - e talvez sobretudo - de uma determinada estética cinematográfica.
Martin Lienhard - Professor de literaturas hispânicas e lusitanas no Seminário de línguas e literaturas românicas da Universidade de Zurique (com ênfase nas literaturas de Hispanoamérica, Brasil e África e narrativas vinculadas ao expansionismo espanhol e português, e periódicas incursões nas literaturas - orais e escritas - dos sectores indígenas e afroamericanos e o cinema latinoamericano .
[mais informações:http://www.rose.uzh.ch/seminar/personen/lienhard.html]

Organização: No âmbito do Núcleo de Estudos sobre Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP) /e Programa de Doutoramento em “Política Internacional e Resolução de Conflitos

11.10.2012 | par franciscabagulho | cinema, juventude

Juventudes no contexto transnacional dos países da CPLP

No âmbito do projecto Missões Exploratórias sobre Juventudes no Contexto Transnacional dos Países da CPLP: Processos de Identificação, Expressões Culturais e Mediações aprovado no âmbito do Programa de Cooperação em Matéria de Ciências Sociais para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – PCS/CPLP, e apoiado pela CNPq sob o nº 490278/2010-8, coordenado pelo Professor Doutor Frank Marcon da Universidade Federal de Sergipe, vai se realizar um encontro aberto ao público de apresentação do projecto e de debate relacionado com o tema. O evento decorrerá a 25 de Outubro de 2011 no ISCTE-IUL, sala B102, a partir das 14h.

Participam: Andrea Moreira (ISCTE-IUL)Clara Carvalho (CEA-IUL), Cláudio Tomás (ISCTE-IUL), Daniela Bezerra (Universidade Federal de Sergipe, Brasil), Frank Marcon (Universidade Federal de Sergipe, Brasil), Joana Vasconcelos (ISCTE-IUL), Lorenzo Bordonaro (CRIA-IUL e Universidade Nova), Mamadu Jao (INEP, Bissau), Maria da Penha Vasconcellos (Universidade de São Paulo, Brasil), Mateus Neto (Universidade Federal de Sergipe, Brasil)Neusa Gusmão (Unicamp, Brasil), Paulo Malvasi (Universidade de São Paulo, Brasil), Redy Lima (Universidade de Santiago, Cabo Verde), Rubens Adorno (Universidade de São Paulo, Brasil), William Souza Silva (Universidade Federal de Sergipe, Brasil)

 

17.10.2011 | par martalanca | CPLP, juventude

o pensólogo

08.03.2011 | par martalanca | angola, juventude, poesia