VII APA Congress - Lisbon - 4-7 june 2019- Thinking anthropology and politics trough Islam

7th APA Congress. Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia | Lisbon, 4-7 june 2019

Envio de propostas de comunicação: até 7 de Janeiro de 2019, Call for paper proposals: until January 7, 2019 

P022: Islão, etnografia e pensamento crítico / Thinking anthropology and politics trough Islam

http://apa2019.apantropologia.org/p022/

Coordenadores/ Coordinators:

Maria CARDEIRA DA SILVA, CRIA/NOVA FCSH, m.cardeira@fcsh.unl.pt
Paulo HILU PINTO, Universidade Federal Fluminense (UFF) / NEOM, philu99@gmail.com

Resumo curto 

O Islão sempre foi um tópico desafiador para a Antropologia. Recentemente e de diferentes modos, o uso e abuso constante do Islão e dos muçulmanos nas retóricas políticas e culturalistas a várias escalas e em diferentes lugares levaram a alterações significativas no que respeita os tópicos de interesse no interior do sub-campo da Antropologia do Islão e do Médio Oriente e dos contextos de maioria e/ou minoria muçulmana, e trouxeram novos desafios à disciplina. Este painel convoca contributos que, através de de etnografias em contextos ou sobre tópicos islâmicos, identifiquem e coloquem questões relevantes para a arena teórica da Antropologia contemporânea e desafiem os binarismos que habitualmente constrangem os debates e torno do Islão e dos muçulmanos.

***

Islam was always a defying topic for Anthropology. In recent times, and in different ways, the pervasiveness of Islam and Muslims in politics and cultural talk at various scales and places inflected the traditional topics of interest within the sub-field of Anthropology of Islam and that of Muslim majority and minority contexts, and draw new challenges to the discipline. This panel invites papers that, through ethnographies on Islamic contexts and/or topics, identify and bring up relevant questions to the contemporary theoretical arena of Anthropology, while challenging the current binarisms that usually frame debates around Islam and Muslims.

See long abstract here.

12.12.2018 | par martalanca | APA, islão

Pós Graduação Islão Contemporâneo, Culturas e Sociedades

1ª fase de candidaturas até 19 de Julho.

Objectivos: A pós-graduação envolve o Departamento de Antropologia da FCSH/NOVA, o Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), através do Núcleo de Estudos em Contextos Islâmicos (NECI), e o Instituto de Línguas da Universidade NOVA de Lisboa (ILNOVA), e visa criar competências gerais: para a referenciação dos princípios básicos do Islão contemporâneo, suas diferentes tendências e reinterpretações, bem como dos quadros sociais e políticos específicos que os definem para a compreensão dos processos identitários e políticos em curso em contextos maioritária e minoritariamente islâmicos para análise dos debates em torno das questões de género e feminismos que atravessam esses contextos para a compreensão da constituição sustentada de situações concretas em contextos islâmicos e/ou situações de encontro culturalizado entre muçulmanos e não muçulmanos para uma abordagem introdutória a alguns domínios artísticos médio-orientais, nomeadamente o do cinema para o conhecimento dos princípios rudimentares das línguas maioritárias dos contextos islâmicosDestinatários: Investigadores em ciências sociais e humanas e estudos comparativistas, membros de organizações governamentais em contextos maioritária ou minoritariamente islâmicos, organizações governamentais e outros agentes nas áreas das relações interculturais nacionais e internacionais, agentes do património e de gestão e animações cultural, professores, jornalistas.

+ Informações aqui

24.06.2013 | par franciscabagulho | islão

Pós-Graduação em "Islão Contemporâneo, Culturas e Sociedades" (Inscrições abertas)

O NECI (Núcleo de Estudos em Contextos Islâmicos) tem o prazer de divulgar a Pós-Graduação em “Islão Contemporâneo, Culturas e Sociedades” a decorrer na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas no ano lectivo 2013/2014. As inscrições já se encontram abertas!
Plano curricular e mais informações no link: necicria.wordpress.com.


Núcleo de Estudos em Contextos Islâmicos
Centro em Rede de investigação em Antropologia.
web

29.05.2013 | par herminiobovino | faculdade de ciências sociais e humanas, islão, pós-graduação

1º FÓRUM DE INVESTIGADORES EM CONTEXTOS ISLÂMICOS

11.01.2013 | par martalanca | islão

Fórum de Investigadores em Contextos Islâmicos

FICI
Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
17 e 18 de Janeiro de 2013

Organização: Joana Lucas (FCSH-UNL/CRIA) e Raquel Gil (ICS/CRIA) em associação com o Núcleo de Estudos em Contextos Islâmicos – CRIA.
No âmbito da Linha de Investigação “Práticas e Políticas da Cultura”

CALL FOR PAPERS
Do espanto à curiosidade. Estas duas palavras poderão resumir a transformação que se operou na última década em relação ao mundo árabe e islâmico, e que tem vindo a traduzir-se com especial ênfase nos domínios académicos. Ao mesmo tempo as fronteiras (as reais e as imaginárias) sofreram processos de dilatação e de contração e conceitos como o de diáspora e transnacionalismo ganharam novas leituras e centralidades nas pesquisas que desenvolvemos. Quer em contextos onde o Islão é maioritário – onde muitos jovens investigadores desenvolvem o seu trabalho – quer nas cidades onde vivemos, o Islão e os seus praticantes são hoje em dia sujeitos e objectos de diversas pesquisas académicas.

Contudo a compartimentação académica leva muitas vezes a que desconheçamos as investigações que se andam a consolidar, em Portugal e fora do país, onde jovens investigadores refletem e problematizam a partir dos seus textos/terrenos/arquivos/imagens onde o Islão e os muçulmanos se constituem como eixo de análise.

Este encontro/fórum pretende pois diluir as fronteiras académicas e pôr jovens investigadores em diálogo transversal independentemente do seu campo disciplinar, onde o leit motif único serão as suas pesquisas em contextos árabes e islâmicos. Convidamos pois, todos/as jovens investigadores/as a aceitar este desafio e a vir partilhar o seu trabalho e as suas reflexões neste encontro/fórum interdisciplinar.

Destinado a: Jovens investigadores (mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos ou bolseiros em projectos de investigação) de Universidades portuguesas nas áreas das ciências sociais e humanas e estudos artísticos.

A proposta não deverá exceder as 250 palavras e deverá conter:
. Nome do autor
. Título da comunicação
. Filiação académica
. Grau académico

Data limite para o envio dos resumos: 30 de Setembro de 2012.
Para o correio electrónico neci.cria@gmail.com
Mais informações: http://necicria.wordpress.com/

19.09.2012 | par herminiobovino | forum, fórum cultural, islão

I Kuma? Da Cidade dos Anjos à Cidade dos Homens

I Kuma? é uma fanzine de publicação incerta, com edição AFL & Mc Mars.

O primeiro número, de Fevereiro de 2012, é dedicado ao Tabaski, uma celebração muçulumana de grande importância em países como a Guiné-Bissau.

“Celebra-se no 10º dia do 12º mês do calendário islâmico e organiza-se em torno da Hada (conselho familiar), da Fanata (obrigação) e da Suna (conselho comunitário). Em 2011, coube ao dia 7 de Novembro esta reunião.

Cada núcleo familiar vai ao encontro da obrigação de não se esquecer do momento em que o profeta Muhammad em Meca, a cidade dos anjos, professa o seu amor incondicional por Deus: pede a paz por e para os homens, segundo o ritual de sacrifício do profeta Abraão. Um homem que teria sido capaz de sacrificar o que tinha de mais caro - o seu único filho - para obedecer ao seu Senhor.

Da Guiné-Bissau partiram em 2011 cerca de 300 guineenses para Meca, em grande parte cus-teados pela igreja muçulmana local e por apoios a esta. Num país onde as religiões coabitam pacificamente, a convivência entre os diferentes credos é ainda uma agradável surpresa.”

Benvindo, de religião católica, e Sónia e Issuf, de religião muçulmana sentam-se à mesa para falar do Tabaski e do diálogo entre homens e mulheres de diferentes credos.

 

retirado do blog Stress.Fm
I Kuma?  ANO 1. N1. FEVEREIRO 2012

11.06.2012 | par herminiobovino | Guiné Bissau, islão

Pós-graduação em Islão Contemporâneo, Culturas e Sociedades

Pós-graduação em Islão Contemporâneo, Culturas e Sociedades
Duração: 2 semestres
Horário: pós-laboral
Propinas: 1000 euros
Vagas: 25
Coordenadora do curso: Maria Cardeira da Silva

Candidaturas: 28 de Maio a 20 Julho e 10 a 18 Setembro (vagas sobrantes)

Local de Funcionamento:
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas- Universidade Nova de Lisboa
Av. Berna 26-C / 1069-061 Lisboa
Fundação Calouste Gulbenkian

Contactos: antrop@fcsh.unl.pt
Mais informações em: http://www.fcsh.unl.pt/futuro-aluno/pos-graduacoes

31.05.2012 | par joanapereira | cultura, islão, pós-graduação

Ramadão 2011/ 1432

O Ramadão começa amanhã uma hora antes do nascer do sol e durará um mês.

O calendário de jejum deste ano encontra-se no site da Comunidade Islâmica de Lisboa. Existem muitos sites onde podem procurar informação, recomendo o da Comunidade Islâmica e o “Vert-Islam”, muito completo e onde poderão ainda escutar algumas sourates do Al-Corão recitadas via leitor mp3.

31.07.2011 | par ritadamasio | islão, ramadão, religiao

Pós-Graduação - Islão Contemporâneo, Culturas e Sociedades na FCSH

Podem candidatar-se à frequência do Curso todas as pessoas detentoras de uma licenciatura (1ºCiclo), concedida por um estabelecimento de ensino superior português, ou com habilitações equivalentes, legalmente reconhecidas, no caso de licenciaturas concedidas por estabelecimentos de ensino superior no estrangeiro. Serão privilegiados os cursos de ciências sociais e humanas. Em casos devidamente justificados, e tendo em vista o curriculum, poderá o Conselho Científico considerar outras situações, de acordo com a legislação em vigor.

Propinas - 1000 Euros

Candidaturas

1ª fase - 20 Junho a 22 de Julho

Publicação dos resultados – 5 Agosto

Publicitação vagas sobrantes da 1ª fase - 9 Setembro

2ª fase - 12 a 20 Setembro

Publicação dos resultados - 26 Setembro

Documentação

Boletim de candidatura

Certificado de habilitações

Curriculum vitae detalhado

Selecção dos candidatos

Seriação de acordo com:

a) Classificação de licenciatura;

b) Currículo académico e científico;

c) Currículo profissional;

Início do curso26 de Setembro de 2011

Regimes especiais e creditações

Prevê-se a creditação do curso ao abrigo do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores.

Regime especial para trabalhadores estudantes.

+ informações 

09.07.2011 | par martalanca | islão