Festival Teatro de Inverno em Maputo, de 25 de Maio a 23 de Junho

Decorre de 25 de Maio a 23 de Junho a décima edição do Festival de Teatro de Inverno, em Maputo, onde irão participar grupos de teatro das cidades moçambicanas de Maputo, Matola e Beira, e ainda de Angola e do Brasil.

O festival, organizado pela Associação Cultural Girassol, conta com a participação de 19 grupos, amadores e profissionais, que irão actuar, até 23 de Junho, em vários espaços da cidade de Maputo: Teatro Mapiko, Teatro Avenida, Centro Cultural Franco-Moçambicano e Cine Teatro Gilberto Mendes.

O evento, que começou no dia 25 de Maio, prevê, até dia 2 de Junho, no Teatro Mapiko da Casa Velha, as apresentações das peças: “Sete Irmãos”, “Vinte Minutos da Verdade”, “Kuphanda”, “A Face do Beirense”, “Vinte e Zinco” e “Skhendla – Os Mucavel”, protagonizadas respectivamente, pelas colectividades ECA/Teatro, Nkhululeko, Makwerinho, Malua da Beira, Ximbitana e Gumula.

Nos dias 7 e 8 de Junho, os grupos Machava-Sede, Vana Va Ndleneni, Penumbra e Mundo do Teatro do Brasil actuarão no Centro Cultural Franco-Moçambicano e no dia 9 de Junho o Festival de Inverno volta ao Teatro Mapiko onde serão apresentadas as peças “Anjos e Demónios”, do grupo Makweru, e “Curandeiro à Força” do grupo Casa Velha.

Nos dias 14, 15 e 16 de Junho, o Grupo de Teatro Gungu exibe no Cine Teatro Gilberto Mendes a obra “Salve-se Quem Puder”, enquanto “Os Indeferidos” e “Lá na Morgue”, dos Grupos Chamauarianga da Beira e Mahamba de Maputo, actuarão no Teatro Mapiko da Casa Velha.

Para encerrar o evento, o Grupo Pitabel de Angola apresentará no dia 22 de Junho, o espectáculo “O Preço do Fato: I e II”, e o grupo Girassol de Maputo exibirá, no dia 23,  a peça “A Candidata”.

Programa completo.

web

31.05.2013 | par herminiobovino | angola, Brasil, festival de teatro, Maputo, Moçambique

2 e 3 de Junho, Últimos dias do FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica

Para os dias finais (2 e 3 de Junho), o FITEI apresenta duas visões diferentes para “As lágrimas amargas de Petra von Kant”. No dia 2 de Junho, às 21h30, o Teatro do Bolhão (Portugal) leva ao palco o espectáculo ‘As lágrimas amargas de Petra von Kant’ e a 3 de Junho, Domingo, às 21h30, o TeCA acolhe o espectáculo de teatro e dança contemporânea “Petra, la Mujer Araña y el Puton de la Abeja Maya” pela companhia de Sol Picó (Espanha).

Ainda neste fim-de-semana, como tem sido habitual, o FITEI 2012 associa-se a mais uma edição do Serralves em Festa. O espectáculo “Transports Exceptionnels”, pela Companhia Beau Geste (2 de Junho, 16h00, 3 de Junho, 19h30, Serralves em Festa) é a proposta do FITEI para a edição deste ano do Serralves em Festa. Esta peça apresenta um ‘dueto para um bailarino e uma retroescavadora’, uma metáfora sobre o
mundo em permanente construção.

Como já vem sendo habitual, esta edição do FITEI conta com várias extensões de norte a sul do País. O espectáculo ‘Farfalle’ criada pelo Teatro di Piazza o d’Occasione (Itália) vai ser apresentado em Faro (2 de Junho, Sábado, 11h00 + 16h00 / 3 de Junho, Domingo, 11h00 + 16h00, Teatro das Figuras - Faro), Viseu (7 de Junho, Quinta-feira, 11h00 + 16h30, Teatro Viriato – Viseu) e Guarda (9 de Junho, Sábado, 16h00 + 21h30, Teatro Municipal da Guarda). ‘Farfalle’ é um espectáculo especialmente dedicado a ‘meninos e meninas, pintores e bailarinos’ sobre a vida das borboletas, onde os mais pequenos são convidados a participar.

01.06.2012 | par joanapereira | festival de teatro, FITEI

Elinga| II Festival Internacional de Teatro e Artes- Luanda

Está a decorrer até dia 31 de Maio, no teatro Elinga em Luanda, a 2ª edição do Festival Internacional de Teatro e Artes.
Consulte toda a programação e informação aqui.

Bilhetes á venda venda em:
Elinga - Largo Tristão da Cunha nº 17, 1º, (por trás do  edifício sede do BPC)

Reservas: 92412 29 68 (Cláudia Púkuta) ou  929572709  (Mayer Oliveira)

(Lotação limitada a 113 pessoas por evento!)

21.05.2012 | par joanapereira | elinga, festival de teatro, Luanda