II Encontro de Escritores de Língua Portuguesa

O Encontro de Escritores de Língua Portuguesa é o evento que reúne nomes de reconhecimento regional, nacional e mundial nas áreas da literatura e da linguística, e pretende promover o intercâmbio entre os escritores de língua portuguesa dos cinco continentes.

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Natal e a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), com o apoio da Associação Lisboa/Natal (LisNatal) e o Governo Estadual do Rio Grande do Norte, organizam o Encontro de Escritores de Língua Portuguesa (EELP), em Natal, que terá lugar nos dias 23, 24 e 25 de Novembro de 2011, e que se espera tenha o êxito do anterior, em que mais de 1 500 participantes, entre escritores, professores, estudantes e público em geral, animaram os debates e contribuíram para o enriquecimento da nossa língua comum.

O II Encontro trará a debate 3 temas, a saber: Literatura de Viagens, O Estado e a Evolução da Língua Portuguesa e Poesia Escrita para a Música.

Assim, no primeiro dia (23 de Novembro), o escritor e poeta de Luanda (Angola), Manuel Rui Alves Monteiro, introduz o tema sobre a LITERATURA DE VIAGENS. No dia 24, Carlos Reis, português, escritor e ensaísta da língua portuguesa falará do ESTADO E EVOLUÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA. O fecho do Encontro, no dia 25, terá como tema a POESIA ESCRITA PARA A MÚSICA, que estará a cargo do compositor brasileiro Gabriel O Pensador (de nome artístico Gabriel Contino).

Pela primeira vez, o Encontro de Escritores de Língua Portuguesa terá todos os países representados, assim como a cidade de Macau, podendo, desde já, garantir a presença de:

- Angola: Manuel Rui Monteiro, António Antunes Fonseca e Armindo Jaime Gomes;

- Cabo Verde: Daniel Pereira (embaixador de Cabo Verde em Brasília), Domingos Landim de Barros, Daniel Euricles Rodrigues Spínola (escritor com o Pseudónimo literário Danny Spínola) e José Luis Hopffer Almada

- Guiné-Bissau: o escritor e poeta Tony Tcheka (António Soares Lopes Júnior);

- Macau: Jin Guo Ping (traduziu inúmeras obras da literatura portuguesa) e Wu Zhiliang (administrador da Fundação de Macau);

- Moçambique: Sangare Okapi (poeta), Jorge de Oliveira e Aurélio Furdela;

- Portugal: Carlos Reis, Pedro Rosa Mendes (escritor e jornalista, que recebeu, recentemente, o prémio Pen Club), José da Costa Neves (E. S. Tagino é o seu pseudónimo literário), António Cortez, Tiago Torres da Silva, Mário Máximo e Rui Lourido;

- S. Tomé e Príncipe: Angelson Coelho D´Assunção;

- Timor: Domingos Francisco de Sousa (embaixador de Timor em Brasília).

O evento terá diversas iniciativas paralelas, tais como uma Feira do Livro, lançamento de livros, tertúlias de poesia, encontro de escritores na Universidade do Rio Grande do Norte, etc.

O II Encontro de Escritores de Língua Portuguesa encerrará com um grande espectáculo musical.

21.11.2011 | par joanapires | Encontro de Escritores de Língua Portuguesa em Natal

II Encontro de Escritores de Língua Portuguesa em Natal (Brasil)

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Natal e a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), com o apoio da Associação Lisboa/Natal (LisNatal), organizam o Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, em Natal, que terá lugar nos dias 23, 24 e 25 de Novembro.

Espera-se mais de 1 500 participantes, entre escritores, professores, estudantes e público em geral, a animar os encontros e mesas em português:

1. LITERATURA DE VIAGENS: reflectirá sobre crónicas e descrições de viagens de ontem e de hoje, das viagens através dos livros. A viagem entendida nas mais diversas formas, como itinerário turistico, literário e interior, que propicia o encontro do Outro e contribui para um melhor conhecimento da nossa identidade, da relatividade dos quadros mentais e culturais, logo de um melhor conhecimento do mundo e da própria globalização.

2. O ESTADO E A EVOLUÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA: na qual poderão, nomeadamente, ter lugar intervenções sobre as diferentes perspectivas de utilização da língua no Mundo Lusófono; bem como a reflexão sobre as estratégias de afirmação da nossa língua comum, como forma de valorização do nosso património literário, cultural e da Lusofonia.

3. POESIA ESCRITA PARA A MÚSICA: que permitirá, nomeadamnete, a reflexão sobre temas como, a poesia utilizada nas letras do Samba e do Fado, e as tendencias da poesia dos diferentes universos musicais que compõem a lusofonia.

serão os grandes temas do encontro com os seguintes nomes já garantidos:

- Angola: Manuel Rui Monteiro, António Antunes Fonseca (Membro da União dos Escritores Angolanos), e Armindo Jaime Gomes.

- Cabo Verde: Daniel Pereira (embaixador de Cabo Verde em Brasília), Domingos Landim de Barros, Daniel Euricles Rodrigues Spínola (escritor com o Pseudónimo literário Danny Spínola) e José Luis Hopffer Almada.

- Guiné-Bissau: o escritor e poeta Tony Tcheka (António Soares Lopes Júnior).

- Moçambique: Sangare Okapi (poeta e membro da Associação de Escritores Moçambicanos), Jorge de Oliveira e Aurélio Furdela (membro da Associação de Escritores Moçambicanos).

- Portugal: Carlos Reis, Pedro Rosa Mendes (escritor e jornalista, que recebeu, recentemente, o prémio Pen Club), José da Costa Neves (E. S. Tagino é o seu pseudónimo literário), António Cortez e Tiago Torres da Silva.

- S. Tomé e Príncipe: Angelson Coelho D ́Assunção.

- Timor: Domingos Francisco de Sousa (embaixador de Timor em Brasília). 

07.11.2011 | par martamestre | Encontro de Escritores de Língua Portuguesa em Natal