a vida na buala....

06.06.2011 | par martalanca | É Dreda Ser Angolano

"É Dreda Ser Angolano" mambo tipo documentário

65’ – Fazuma

Um dia passado na Luanda pós guerra, viajando de  Kandongueiro e sintonizados numa rádio fictícia: “Feita por gente, com gente e para toda a gente.” Com participações do Conjunto Ngonguenha, Mck, Shunoz, Sbem, Fridolim, Turbantu, Afro e Laranja, entre muitos.

Tudo começou com o disco Ngonguenhação do Conjunto Ngonguenha. Chegou a Fazuma um cd vindo da Matarroa. Escutámos ele e começámos a ver Luanda, a abanar as ancas com os bitis, a mandar gargalhada com as historinhas e, de vez em quando, levando aquele murro no estômago. Logo no momento sentimos que era dos melhores discos que já tínhamos ouvido e que, mais do que boa música, era um documento que retratava Angola. E Angola precisa de ser retratada e mostrada ao mundo. Toda a malta a quem mostrámos o disco gostou muito, mas todos diziam não perceber tudo o que era retratado. Novo desafio: “Vamos ilustrá-lo com um video…” Pedimos uma camara emprestada e filmámos tudo o que coubesse em 12 cassetes que comprámos em promoção. Filma aqui, filma ali. De repente tínhamos tanto material que pensámos em arriscar um mambo tipo documentário. Editámos tudinho num portátil que queimou no final, escrevemos essa historinha e está aí : )

O mambo tipo documentário já foi seleccionado para o Indie Lisboa, passou no Museu de Serralves, na Casa da Música, ganhou o prémio VIMUS de melhor vídeodocumentário nacional e também o prémio jovem Mostralíngua 2008. Já em 2009 passou na edição do Mostralíngua em Moçambique e no Cineport no Brasil. Passou recentemente no Sfinks World Festival, no FMM Sines e em vários eventos na Suiça, Holanda, Bélgica e Espanha.

 

Treila

 

05.09.2010 | par martalanca | É Dreda Ser Angolano, fazuma