CANDIDATURAS | Residência Literária em Maputo 2024

A Câmara Municipal de Lisboa e o Camões - Centro Cultural Português em Maputo selecionam um(a) autor(a) de língua portuguesa para a residência literária em Maputo, Moçambique. A residência tem a duração de um mês e realiza-se de 1 a 31 de outubro de 2024.
Este programa de intercâmbio artístico decorre da cooperação entre a Câmara Municipal de Lisboa e o Instituto Camões I.P., através dos seus Centros Culturais Portugueses, com vista à realização de projetos culturais no âmbito de residências artísticas, em Lisboa e no estrangeiro, visando o objetivo comum de potenciar o desenvolvimento de projetos artísticos colaborativos entre criadores portugueses e estrangeiros.

Mais informação aqui

06.02.2024 | par mariana | Camões centro cultural português em maputo, CML, concurso, residência literária

“O Meu Bairro é Lisboa”. Está aberto o concurso de ideias para curtas-metragens documentais sobre bairros de Lisboa

Esta iniciativa surge no âmbito da celebração do 10.º aniversário BIP/ZIP.

O Meu Bairro é Lisboa é um concurso de ideias para curtas-metragens documentais sobre bairros de Lisboa, com candidaturas abertas até 5 de Abril. Promovido pelo Projeto Educativo da Apordoc – Associação pelo Documentário e a Estratégia de Desenvolvimento Local BIP/ZIP, o concurso está aberto a grupos de 3 a 5 membros, sem limite de idade

Nos bairros do município de Lisboa, existem muitos aspetos que podem ser filmados com uma câmara de telemóvel: espaços de convívio, curiosidades do passado, os habitantes, as fronteiras e os pequenos pormenores. Na partilha de perspetivas sobre diferentes zonas e bairros, todas as ideias são válidas. 

Dos membros do grupo, pelo menos um deve ser morador do bairro que pretende documentar. A diversidade (geracional, de género, entre outras) dentro dos grupos será um fator de valorização no processo de seleção. 
No final do processo de seleção, a 16 de Abril, o painel divulgará os 10 grupos vencedores. Os selecionados participarão em oficinas para a realização das curtas metragens, com uma formadora especializada em cinema do Projeto Educativo Apordoc. 

Em Julho, no Cinema São Jorge, todas as curtas-metragens serão exibidas numa sessão aberta ao público. O formulário de inscrição e todas as informações estão disponíveis no site do Doclisboa. 

20.03.2021 | par Alícia Gaspar | bairros da cidade, cinema são jorge, concurso, curtas-metragens, DocLisboa, lisboa, Portugal

Prémio Filo-Lisboa 2020 | Crise Pandémica: Quem sou eu neste novo mundo?

Mais informações sobre o Filo-Lisboa 2020 aqui.

29.10.2020 | par martalanca | concurso, filo-lisboa 2020, Identidade, pandemia

Concurso de Fotografia: 'Portugal: Tradição e Modernidade'

Decorre até dia 31 de Maio o prazo para participação no Concurso de Fotografia ‘Portugal: Tradição e Modernidade’. Promovido pelo Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões na Universidade da Extremadura (Cáceres), o concurso foi criado no âmbito das Jornadas de Cultura Lusófona. 
Para mais informações consulte o regulamento do concurso aqui.

21.05.2012 | par joanapereira | concurso, cultura, fotografia, lusofonia, Portugal

IMVF promove PRÉMIO DE LITERATURA AFRICANA 2011

Encontram-se abertas as candidaturas ao PRÉMIO DE LITERATURA AFRICANA IMVF 2011, tendo como principal objectivo incentivar a produção de obras literárias nos domínios de romance, novela ou conto, junto dos escritores provenientes de países africanos de língua oficial portuguesa.

Os interessados devem entregar ou enviar as suas obras com um mínimo de 150 páginas, devidamente identificadas pelo autor, para a morada do IMVF:Rua de São Nicolau, 1051100-548 LisboaPORTUGAL Ao vencedor do Prémio de Literatura Africana 2011 será entregue um prémio no valor 10.000€ (dez mil euros), sendo que o IMVF promoverá a primeira edição de 500 exemplares da obra premiada. Para mais informações ou questões: clique aqui.

01.08.2011 | par ritadamasio | call for papers, concurso, literatura africana, prémio literário

Concurso Vozes da Diáspora Caboverdiana em Portugal

Concurso de canto “vozes da Diaspora Cabo-verdiana em Portugal”
Abertura de inscrições para concurso de canto - Edição 2011
REGULAMENTO DO CONCURSO VOZES DA DIÁSPORA CABO-VERDIANA EM PORTUGAL 2011
1. Não há limite de idades; só se aceitam inscrições individuais
Escalões:     1 - até aos 13 anos;      2 - dos 14 aos 18 anos;      3 - Maiores de 19 anos
Categorias:   1 - temas originais;      2 - temas não originais
O/A vencedor/a do concurso anterior é a única pessoa que não pode participar.

Participantes
2. Interpretar a solo uma música de Cabo Verde em Crioulo
3. Ter residência em Portugal

Inscrição
4. Envio para: “vozesdadiasporacv@gmail.com” Nome completo; Morada completa; Cod.Postal; Nº de telemóvel; Cópia de documento de identificação, e para as pessoas que não têm a nacionalidade Cabo-verdiana têm que enviar uma cópia de documento que prove a sua relação com Cabo Verde (atenção só se aceitam inscrições por e-mail)

Abertura de inscrições - Concurso de canto “vozes da Diaspora Cabo-verdiana em Portugal”

17.02.2011 | par martalanca | concurso, diáspora. cabo verde

Concurso para projectos pontuais abre a 15 de Março

A Direcção-Geral das Artes do Ministério da Cultura anunciou esta semana que o concurso para apoio a projectos pontuais em 2011 abrirá no próximo dia 15 de Março. O prazo de candidaturas estará aberto até 31 de Março.

 

O concurso destina-se a apoiar até 70 projectos, em 9 áreas artísticas (arquitectura, artes digitais, artes plásticas, cruzamentos disciplinares, dança, design, fotografia, música e teatro), nos domínios da criação artística, programação, interpretação, experimentação, formação, residências, circulação nacional e internacional de artistas e produções artísticas, formação e desenvolvimento de públicos, registo, documentação, edição e divulgação.

 

O orçamento global para este concurso é de um milhão de Euros, o que representa um valor médio de financiamento por projecto pouco superior a 14 mil Euros.

 

http://www.cenalusofona.pt

15.02.2011 | par ritadamasio | artes, concurso, cultura, ministério da cultura