Bolsas Jovens Criadores 2022

Até 15 de abril está aberto o concurso para atribuição de Bolsas de criação e/ou formação nas áreas de Artes Visuais e Artes do Espetáculo (Teatro e Dança).


Centro Nacional de Cultura e o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. promovem mais uma vez o concurso para atribuição das BOLSAS JOVENS CRIADORES.

Trata-se de uma iniciativa que tem como objetivo estimular o trabalho criativo dos/as jovens nas diversas áreas das Artes e das Letras, e dirige-se a candidatos/as residentes em Portugal, de idade não superior a 30 anos, que tenham já apresentado publicamente um trabalho na área em que concorrem.

A seleção destes jovens, a cargo de júris independentes convidados pelo Centro Nacional de Cultura, nem sempre é fácil devido ao grande número de projetos de qualidade apresentados anualmente. A aposta nos candidatos selecionados tem sido gratificante pelo excelente trabalho que desenvolvem e pelo indubitável contributo para o panorama cultural português.

Foram até hoje distribuídas mais de 200 bolsas, permitindo a muitos jovens consolidar as suas carreiras artísticas, tendo-se muitos deles distinguido na criação cultural e artística nacional.

As candidaturas deverão ser enviadas até ao dia 15 de abril, conforme regulamento disponível em www.cnc.pt

06.04.2022 | par Alícia Gaspar | artes do espetáculo, artes visuais, bolsas, centro nacional de cultura, dança, teatro

Antecipar o Futuro - Candidaturas Abertas

A pesquisa e a investigação são pedras basilares dos processos de inovação e renovação no setor artístico. Atendendo à carência de apoios nesta área e em linha com a missão de valorização de jovens no mundo profissional do teatro, o Teatro Nacional D. Maria II, em conjunto com a NTT DATA, e em parceria com O Espaço do Tempo, faz nascer Antecipar o Futuro. 

Esta iniciativa toma a forma de um programa de residências, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de projetos de investigação de jovens artistas, cujo resultado será apresentado no D. Maria II em setembro de 2022, no âmbito da mostra Antecipar o Futuro, um programa de cultura contemporânea, dedicado ao pensamento, à política, à tecnologia e à arte que há de vir.

Ainda durante esta Temporada, o programa Antecipar o Futuro vai atribuir duas bolsas, com um valor de 7.000€ cada, para duas residências artísticas a decorrer n’ O Espaço do Tempo em junho e julho deste ano. 

Este formato de bolsas para residências artísticas permitirá aos artistas terem tempo para a investigação e o pensamento, tendo a possibilidade de juntarem uma equipa para desenvolver ideias e conceitos, sem a pressão de terem de criar um espetáculo. 

data limite de candidaturas 20 mar
entrevista com pré-selecionados 6 abr 
anúncio dos projetos vencedores 13 abr

Consulte o Regulamento do Projeto 

Este projeto é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II, desenvolvido em conjunto com a NTT DATA e em parceria com O Espaço do Tempo.

09.03.2022 | par Alícia Gaspar | antecipar o futuro, bolsas, NTT DATA, residências artísticas, tndm

mobilidade internacional de artistas naturais e residentes nos PALOP

A Fundação Calouste Gulbenkian abre, de 21 de maio a 29 de junho de 2018, um concurso de apoio à mobilidade internacional de artistas naturais e residentes nos PALOP, nas áreas das artes visuais (incluindo imagem e artes plásticas), curadoria e dança.

O concurso tem como objetivo apoiar a participação de artistas dos PALOP em programas de residências artísticas, em África ou em Portugal, através da atribuição de subsídios de viagem.

Os candidatos devem ter sido selecionados, ou estar em fase de seleção, para as residências artísticas nas áreas elegíveis no regulamento, em África ou em Portugal.

Página da candidatura e regulamento aqui

 

16.05.2018 | par martalanca | bolsas, mobillidade

Bolsas da Fundação de Alexander von Humboldt para investigadores portugueses

As bolsas de Alexander von Humboldt Foundation possibilitam uma estada de investigação na Alemanha aos cientistas estrangeiros. O objectivo do programa é promover um intercâmbio científico e uma cooperação académica entre Alemanha e o estrangeiro que se ajustam às necessidades actuais da situação profissional dos bolseiros.

Para mais infos, clique aqui.

28.06.2012 | par ritadamasio | alemanha, bolsas, ciência, estrangeiro, investigação

PRÉMIO LITERÁRIO KARINGANA WA KARINGANA

Concurso Literário a decorrer até 31 de Maio 2012 e destinado a todos os
jovens moçambicanos que terminaram a 12ª classe em 2010 ou 2011

Prémio:
Bolsa de estudos para Licenciatura breve na Universidade do Minho em Portugal
Informações e regulamento aqui

12.01.2012 | par martalanca | bolsas

Bolsas de reportagem para jornalistas africanos

Jornalistas, escritores, fotógrafos, produtores de televisão e de rádio ou freelancers africanos podem se inscrever a uma bolsa de reportagem para cobrir questões de saúde reprodutiva em todo o continente.

O Pulitzer Center on Crisis Reporting está buscando propostas de jornalistas africanos de língua inglesa para participar de um projeto colaborativo de reportagem com todos os custos pagos.

Quatro jornalistas serão escolhidos para trabalhar com um líder de projeto, um jornalista com fortes ligações com uma organização internacional de notícias. A equipe irá elaborar uma reportagem enfocando questões de saúde reprodutiva na África, a ser distribuída em meios de comunicação em todo o mundo.

Os jornalistas escolhidos participarão da Conferência Internacional sobre Planejamento Familiar a ser realizada de 28 de novembro a 3 de dezembro no Senegal, e assistirão a um workshop de formação multimídia. O projeto deve começar no início de 2012.

Os candidatos devem enviar um currículo, três amostras de trabalho, duas referências, uma carta de um editor e uma breve descrição da experiência em temas de saúde reprodutiva e multimídia.

As inscrições vão até 14 de outubro.

Para mais informações (em inglês), clique aqui.

09.10.2011 | par joanapires | bolsas, jornalistas africanos, reportagem

Scholarship Programme for Young African Researchers

Universities of the Coimbra Group offer short research stay to young researchers from Sub-Saharan Africa. 

Due to the high volume of applications the Coimbra Group Office is unable to answer queries, therefore applicants are requested to read the brochure carefully before filling the application form. The deadline for applying is 15 March 2011. 
Please note that this scheme is only targeting countries from the Sub-Saharan region, therefore countries from North Africa are unfortunately not covered. 

more info

 

07.02.2011 | par franciscabagulho | bolsas, scholarhip

Programa de Bolsas para Artistas UNESCO-Aschberg

O Programa de Bolsas para Artistas UNESCO-Aschberg orgulha-se de anunciar a abertura de candidaturas 2011. O Programa promove a mobilidade de jovens artistas através de residências artísticas no estrangeiro.

As candidaturas estão abertas a artistas visuais, escritores criativos e músicos com idades compreendidas entre os 25 e os 35 anos.

Para consultar a lista de bolsas disponíveis para 2011 visite por favor o website. Irá encontrar links directos para instituições e instruções completas sobre os procedimentos de candidatura e respectivos prazos.

17.09.2010 | par martalanca | bolsas