Encontro Internacional de Literatura Oral Africana - NÍGER

Nos próximos dias 6, 7 e 8 de Dezembro celebra-se em Niamey, Níger, o Encontro Internacional de Literatura Oral Africana organizado pela associação espanhola Artes Cultura e Desenvolvimento, em colaboração com a ONGD catalã CEIBA, a Universidade de Niamey e o Centro de Investigação para a Salvaguarda e Promoção da Cultura Senufo de Mali. Este projecto é financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional ao Desenvolvimento (AECID). Através deste evento pretende-se criar uma rede de trabalho que permita a instituições, aos científicos, artistas e documentalistas especializados em oralidade africana, coordenarem-se e garantirem a produção de mais acções a favor da salvaguarda do patrimônio imaterial africano. O Encontro compõe-se de um congresso científico, um festival assim como várias sessões de formação sobre o uso de uma plataforma virtual que facilitará a criação de redes entre os actores participantes.

O congresso científico terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade Abdou Moumouni. Os especialistas provenientes de Mali, Espanha, Portugal, França, Burkina Faso, Togo e Níger oferecerão várias conferências e comunicações sobre as boas práticas relativas à proteção do património oral africano e as perspectivas de futuro das mesmas, e será igualmente realçada a importância de introduzir as novas tecnologias para garantir a conservação e a difusão deste material. Será apresenta uma inovadora plataforma virtual que coordenará o trabalho de todas as instituições implicadas, e paralelamente realizar-se-á uma formação com documentalistas de vários países africanos.

Por outro lado, o festival artístico oferecerá uma ampla amostra de manifestações tradicionais, neo-tradicionais e contemporâneas para o grande público, e também se prevêm actividades de sensibilização nas escolas periféricas de Niamey durante toda a semana. No dia 7 de Dezembro, o Centro Cultural de Talladje se mostrará varias propostas culturais tradicionais, como a música de Takayalla e Rabé Makaho, contadores de estórias de Níger e Burkina Faso e diferentes danças de possessão do país. No dia 8 de Dezembro o Centro Cultural Oumarou Ganda de Niamey receberá a Bassekou Kouyaté, um dos músicos mais reconhecidos do cenário artístico de Malí, que será acompanhado pela griot Amy Sacko. Kouyaté conta com experiências musicais memoráveis tendo actuado com Paul McCartney, Ali Farka Touré e Ketama, e foi um dos artífices do célebre álbum Afrocubism (2010). Desta forma, o grupo com mais projeção internacional de Níger, Mamar Kassey, participará oferecendo ao público as suas canções mais populares. Por último actuará, um elenco de artistas de hip hop e de slam que demonstrará a evolução, a importância e a vigência da palavra na África contemporânea.

(00227) 98371969 / riloa@artsculturaydesarrollo.com + info 


02.12.2012 | par martalanca | literatura oral