Cinema e literatura lusófona em Otava

Trata-se de uma mostra de filmes adaptados de obras literárias de vários autores de língua portuguesa, que constam da lista de obras obrigatórias do programa do curso de Literatura e Cinema dos Países de Língua Portuguesa, ministrado na Universidade de Otava. Em cada sessão haverá uma apresentação do filme e da obra literária a partir da qual foi adaptado, e uma discussão/debate após a exibição do mesmo.

 A iniciativa é organizada pelo professor visitante do Instituto Camões Carlos Gomes da Silva, da Secção de Português do Departamento de Línguas e Literaturas Modernas da Faculdade de Artes daquela Universidade, destina-se aos estudantes dos vários cursos de Português ministrados na Otava e está aberta ao grande público, com entrada gratuita. De acordo com a nota do Instituto Camões (IC), a cedência dos direitos de exibição dos filmes portugueses foi obtida por intervenção do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), no âmbito do recém-assinado protocolo de promoção do cinema português no estrangeiro entre esta instituição e o IC.

 Integram o ciclo, entre outros, os filmes “Ensaio sobre a Cegueira”, baseado no livro de José Saramago (Fernando Meireles, 2008), “A Costa dos Murmúrios”, de Lídia Jorge (Margarida Cardoso, 2004), “D. Flor e Seus Dois Maridos”, de Jorge Amado (Bruno Barreto, 1976), “O Último Voo do Flamingo”, de Mia Couto (João Ribeiro, 2010), “Macunaíma”, de Mário de Andrade (Joaquim Pedro de Andrade, 1969), “O Testamento do Senhor Napumoceno”, de Germano de Almeida (Francisco Manso, 1997) e “Singularidades de uma rapariga loira”, de Eça de Queiroz (Manoel de Oliveira, 2009).

 http://www.cenalusofona.pt

15.02.2011 | par ritadamasio | Canada, cinema, Instituto Camões, Portugal