«As Roças de São Tomé e Príncipe» de Duarte Pape e Rodrigo Rebelo de Andrade

Um livro de Duarte Pape e Rodrigo Rebelo de Andrade com fotografias de Francisco Nogueira.
«Há um local especial em África, mesmo único nas suas características, que, embora de reduzidas dimensões e limitada geografia – duas pequenas ilhas no Golfo da Guiné –, contém um conjunto arquitectónico e territorial inigualável. Trata-se do arquipélago de São Tomé e Príncipe e das suas cidades, mas sobretudo das suas celebradas roças.
Duarte Pape e Rodrigo Rebelo de Andrade dedicaram-se ao estudo dos espaços e da arquitectura histórica deste arquipélago. Com persistência e saber, prosseguiram uma investigação no terreno e alcançaram a edição mais aprofundada, inovadora, esclarecida e polifacetada que se conseguiu até hoje.»
—Arq. José Manuel Fernandes


Em «As Roças de São Tomé e Príncipe», os arquitectos e investigadores Duarte Pape e Rodrigo Rebelo de Andrade dedicaram-se ao levantamento e estudo dos espaços e da arquitectura histórica deste arquipélago. E alcançaram, na verdade, a edição mais aprofundada, inovadora, esclarecida e polifacetada que se conseguiu até hoje.
As roças e a sua arquitectura são aqui abordadas no seu enquadramento histórico e geográfico, nas suas origens e desenvolvimento, nas relações com a sociedade e a economia. E também, claro, nas perspectivas especificamente arquitectónicas: tipologias, planos de urbanização, formas e materiais. Nas suas viagens ao terreno, os autores foram acompanhados pelo fotógrafo Francisco Nogueira, cujo contributo faz deste álbum um objecto absolutamente inesquecível.

23.10.2013 | par martalanca | roças, S.Tomé e Príncipe