Primeira Jornada LusOpenEdition

No dia 8 de abril, o CRIA e seu parceiro OpenEdition vão organizar uma jornada em torno do projeto LusOpenEdition, no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Este projecto iniciou-se em 2011 com a ideia de estimular a difusão em acesso aberto da produção científica em língua portuguesa, nas áreas das Ciências Sociais e Humanas. 

Neste encontro, uma nova fase do projecto irá ser apresentada: LusOpenEdition Books, dedicado à difusão de colecções de livros científicos em língua portuguesa. O nosso objetivo é constituir uma rede de parceiros (editores e centros de investigações) no mundo lusófono, e implementar um projeto editorial durável, difundido através da plataforma OpenEditionBooks

Entrada livre, sujeita a inscrição para o email: cria@cria.org.pt

31.03.2016 | par claudiar | língua portuguesa, lusofonia, LusOpenEdition

Exposição "Bué para a Frente"

Bué Prá Frente é o título da Exposição Colectiva dos quatro artistas angolanos João Monteiro, Diana Cassinda, Rui Magalhães e Amilton Serrano, enquadrados na quinta edição da Vidrul Fotografia, a inaugurar quinta-feira, dia 7 de Abril, às 19h no Espaço Luanda Arte (ELA). É a primeira exposição no programa para 2016 desta nova galeria.


Nesta quinta edição, a Vidrul Fotografia convidou quatro fotógrafos angolanos a dar um passo Bué Prá Frente na fotografia angolana, usando trabalhos que os mesmos consideram obras instigantes de arte e que nos ajudam a reflectir sobre o poder da fotografia no dia-a-dia do angolano, seja na relação familiar, religiosa, ficcional, ou restos dos sentimentos do dia-a dia numa cidade que se reconstrói à volta de vários problemas sociais”, indica o comunicado enviado à redacção.

As fotos foram selecionadas para que os visitantes possam explorar as mudanças extraordinárias que os fotógrafos tentam (re)criar para entrarmos no século XXI com fotografias Bué Prá Frente. Uma criação de novas imagens, sentimentos, misturas e histórias que exigem a crítica do visitante para se conseguir evoluir, reinventar e renascer nas próximas exposições de fotografia. A exposição reflecte, com a missão da Vidrul Fotografia em promover uma maior compreensão e apreciação das implicações artísticas, evolucionárias, sociais e culturais das imagens no mundo de hoje, desafiando os críticos a procurar por clichés e inovação na apresentação da Fotografia Angolana.

30.03.2016 | par claudiar | artistas angolanos, exposição de fotografia

Panos de Pente em Destaque no Centro Cultural Português

Até ao dia 8 de abril, o Centro Cultural Português expõe 19 trabalhos recebidos para o I.º Concurso Nacional de Panos de Pente.

O concurso foi criado pela Embaixada de Portugal e pelo Camões IP com o objetvo de incentivar a inovação de padrões e aplicações e apoiar a sua valorização económica como indústria têxtil e indústria cultural.

No dia 8 de abril serão atribuídos dois prémios (do melhor padrão de pano e do melhor conjunto de panos) na forma de financiamento de projetos para desenvolvimento das oficinas e marca dos artesãos vencedores.

30.03.2016 | par claudiar | arte africana, artesanato africano, exposição, panos de pente

Bolsa de formadores - Plataforma das ONGD

A Plataforma Portuguesa das ONGD apresenta a Bolsa de Formadores para profissionais que tenham experiência de formação no sector do Desenvolvimento, particularmente no que respeita a temáticas ligadas à Cooperação para o Desenvolvimento, Educação para o Desenvolvimento e à Ajuda Humanitária de Emergência.

Consideramos que esta será uma aposta importante para a supressão de algumas necessidades internas, para a melhoria das capacidades e competências institucionais das nossas associadas, mas também um contributo para a sociedade civil, facilitando o acesso a profissionais capazes de suprir necessidades de formação diversas.

Para compreender os objectivos da Bolsa e o seu modo de funcionamento sugerimos que consulte o novo Menu no site da Plataforma

Neste momento, as candidaturas encontram-se abertas a todos/as os/as interessados/as e brevemente estará disponível um campo para pesquisa dos formadores por áreas de formação, região geográfica, e outros domínios de pesquisa. Os/as Candidatas/os poderão candidatar-se até 31 de Março seguindo as instruções do Regulamento disponível no site.

Para mais informações:

luciana.almeida@plataformaongd.pt

 

25.03.2016 | par claudiar | desenvolvimento, plataforma das ONGD, projectos

1ª edição de Primavera na Cidade

Depois de um período que convida ao recolhimento, a Primavera é o momento ideal para explorar a cidade e tudo o que ela tem para oferecer.
Este ano a EGEAC promove a primeira edição de um programa chamado “Primavera na Cidade” que, de forma gratuita, leva a música a vários espaços emblemáticos da cidade. Locais, nem sempre conhecidos, que podem ter sido imaginados para cultos religiosos mas que são também espaços privilegiados para o convívio entre as pessoas.
Abrimos a programação com o Festival das Cores, no Templo Radha Krishna da Comunidade Hindu. Em seguida levamos o fado e o jazz ao Centro Ismaili de Lisboa. Passamos por algumas das mais belas igrejas, entre as quais está um prémio Valmor, terminando com um concerto ao ar livre no Jardim do Arco do Cego.
Na estação que nos devolve a luz, propomos uma celebração eclética, de estilos e locais, que espelha uma cidade plural onde há sempre algo mais a descobrir.

Sábado, dia 26, abrimos um programa musical diverso em vários lugares, alguns mais improváveis, como igrejas, o Templo Hindu, o Centro Ismaili ou o Jardim do Arco do Cego.

Na abertura, o Jardim Mahatma Gandhi e o templo Radha Krishna estarão abertos a todos os cidadãos, com uma visita ao templo às 15h, às 16h actuações de dança e gastronomia indiana e, às 17h, DJ e celebração do Holi com as cores.

O programa conta ainda com artistas como Ricardo Ribeiro e João Paulo Esteves da SilvaCarolina Deslandes, Dino D’Santiago e Maria Emília Reis,Coro de Câmara e Orquestra da Universidade de Lisboa, Coro de Câmara Lisboa Cantat, entre outros.

 

Para mais informações, ver aqui.

24.03.2016 | par claudiar | concertos, eventos culturais, primavera na cidade

Repositório de filmes RDC Virtual

Antropólogo, escritor, cineasta nascido em Santarém, Portugal, Ruy Duarte de Carvalho (1941-2010) naturalizou-se Angolano no final da década de 1970. vimeo.com/rdcvirtual é um repositório com filmes que realizou, assinando como Rui Duarte.

Deste modo, apresentamos  uma média metragem documental filmada no pré-independência de Angola (1975), um canal com alguns episódios da série documental “Presente Angolano, Tempo Mumuila” (1979), ainda em actualização, um álbum com duas longas metragens de ficção: Nelisita (1982), e Moia: o recado das ilhas (2004[1989]).

Reunimos um álbum com algum material disponível sobre ou a partir do vasto trabalho de Ruy Duarte (vimeo.com/album/3805888).

Para mais informações:

rdc.arkivo@gmail.com

https://vimeo.com/rdcvirtual

23.03.2016 | par claudiar | filmes, repositório, Ruy Duarte de Carvalho

Seminário Estudos Artísticos com Sandro Ferreira

A próxima sessão do Ciclo de encontros MESA DE MONTAGEM realizar-se-à na próxima quarta-feira, dia 23 de março, e irá ter como convidado Sandro Ferreira.  

Local: FCSH, Edifício ID, sala1.06

21.03.2016 | par claudiar | seminário

II Semana da África: Encontros com Moçambique

Entre os dias 21 e 23 de março a PUC-RIO sediará um encontro voltado para os estudos das dinâmicas históricas e sociais de Moçambique. A programação diversificada abrange temas como formação do estado nação, direitos e justiça durante o colonialismo, expressões artísticas e culturais, conflitos e conexões nos espaços Índicos, entre outros. “II Semana da África: Encontros com Moçambique” é imperdível para interessados e estudiosos do tema.

Mais informações aqui

17.03.2016 | par claudiar | história, Moçambique

Seminário "Race-politics in Afro-Cuban religions: why it should not always matter"

Abstract

This paper reconsiders the way race-politics are made manifest in Afro-Cuban religiosity. Approaching critically the existing literature, it tries to argue that an active effort to make explicit issues of race and how they have mattered historically co-exists with a seemingly contradictory but equally active effort to express that race should not (always) matter. This latter effort, rather than historically, it is materialized mythically and practically or, as Sahlins would have it, mythopractically. Nevertheless, this is not done in competition to the historical dimension but adds to it a very critical edge that has been lacking in conventional understandings of race-politics.

Bionote

Paper presented by Anastasios Panagitopoulos. Post-doctoral researcher in CRIA/FCSH-Universidade Nova de Lisboa. Anastasios did his B.A. in Sociology at the University of Crete, Greece. Then went on by doing his M.A. and PhD at the University of Edinburgh, UK. In his current postdoctoral position, he is focusing on the relation of Afro-Cuban religions and Cuban politics, as well as the transnational dimensions of the former.

 

17.03.2016 | par claudiar | religiao, seminário