Harvard Academy For International and Area Studies postdoc (deadline: 10/1)

2-year appointments for recent PhDs in social sciences, history, and law for “outstanding scholars who are at the start of their careers [and] whose work combines disciplinary excellent with a command of the language, history, or culture of non-Western countries or regions. Their scholarship may elucidate domestic, comparative, or transnational issues, past or present.”
to see here

31.08.2011 | par martalanca | PhD | 0 comentaires

Revista (IN)VISÍVEL

A Revista (IN)VISÍVEL tem por objectivo principal a criação de novas interpretações acerca de temáticas culturais e sociopolíticas a partir de um tratamento multidisciplinar entre variadas linguagens,  de forma a alargar o acesso ao  conhecimento a um público mais vasto.

A relevância de um projecto editorial neste âmbito, justifica-se a partir da constatação da ausência de espaços públicos de comunicação que estabeleçam um diálogo acessível acerca de temas que aqui consideramos “invisíveis”.

A invisibilidade que aqui destacamos origina-se a partir de dois principais eixos: de um lado pela forma de tratamento descontextualizado e “espectacular” realizado pelos média e de outro, pela rigidez excludente da linguagem científica. Diante do quadro exposto, a criação deste projecto surge também como tentativa de colaborar com a diminuição do fosso existente entre as linguagens académica e jornalística que, em muitos casos, seja de um lado ou seja do outro, acabam por restringir o potencial comunicativo de suas produções textuais.

A Revista, na sua primeira fase, contemplará o espaço lusófono e terá sua apresentação em formato digital com participação de colaborares/as de diferentes orientações profissionais. A periodicidade será trimestral e sua distribuição gratuita.

PRIMEIRO TEMA: PORNOGRAFIA

O tema de abertura do projecto é a Pornografia. Apesar de existirem diversos debates acerca das diferenciações socioculturais entre o que é ou não pornografia, não é interesse desta edição balizar qualquer tipo de definição certeira. E sim, experimentar as diversas formas de significação deste conceito. Uma delimitação interessante da emergência do conceito de pornografia e sua consolidação enquanto prática dá-se a partir do contexto histórico do surgimento das tecnologias de impressão “ao colocar em circulação reproduções baratas, criando um próspero mercado para o obsceno” (Moraes, 2003). Esta, segundo Moraes (2003) é uma das teses centrais da colectânea de ensaios “A invenção da pornografia – A obscenidade e as origens da modernidade, 1500-1800, organizado por Lynn Hunt (1999). Importa também realçar que o interesse deste projecto editorial afirma-se a partir das inúmeras possibilidades interpretativas deste conceito. E neste caso, prevalece a própria representação da pornografia a partir da visão escolhida pelos autores desta edição diante de uma impossibilidade delimitadora de tal prática.

O lançamento do Número Zero da Revista (IN)VISÍVEL decorrerá dia 28 de Setembro, pelas 15.30h (hora de Portugal), através de uma transmissão em directo, pela Internet.

 

31.08.2011 | par martalanca | invisível, revista | 0 comentaires

"Música Migrante em Lisboa"

Lançamento do livro “Música Migrante em Lisboa” 21 de Setembro, 18h00, Aud. B 203, Ed. II, ISCTE-IUL

31.08.2011 | par martalanca | música | 0 comentaires

The new migration paradigm of transitional African spaces de Pedro F Marcelino

Acaba de ser publicado o livro de Pedro F Marcelino intitulado: The new migration paradigm of transitional African spaces: Inclusion, exclusion, liminality and economic competition in transit countries: a case study on the Cape Verde Islands, pela editora alema LAP LAMBERT Academic Publishing

Sinopse:  “Stringent post-9/11 American and European immigration regulations changed the migratory map of West Africa. They did not, however, alter the aspirations of thousands who still wish to depart - and do. This thesis analyses Cape Verde’s pivotal position as a transhipment centre for continental African migrants in transit to Europe, suggesting the islands have become a liminal space and, often, an imposed final destination for individual migratory projects. The study discusses the  early stages of public engagement with immigration, and how the debate is affecting the construction of identity, ideas about national development, and immigration policy itself. It suggests the islands be understood within a global migratory context that encompasses the changing geopolitics of Europe, positing - from a geopolitical perspective - that immigration policies in the EU have pushed Europe’s de facto borders westwards and southwards to the West African coast  between Morocco and Cape Verde. Using a postcolonial theoretical framework, this study proposes an innovative model of inclusion and exclusion to understand the integrative features of transitional spaces.”

Livro disponível na Amazon

31.08.2011 | par franciscabagulho | cabo verde, migração | 0 comentaires

Transformar a realidade. Bárbara Santos e o espaço KURINGA

Ser cidadão não é viver em sociedade, é transformá-la

Augusto Boal, fundador do Teatro do Oprimido.

Apetece dar graças aos acasos da vida o ter-nos trazido esta mulher para Berlim. Bárbara Santos, socióloga de formação, lutadora por caráter e diretora durante catorze anos do Centro do Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro, mudou-se para a capital alemã por razões familiares. Não duvidamos de que a cidade terá ficado mais rica.

As Madalenas Oprimidas na Guiné Bissau, 2010As Madalenas Oprimidas na Guiné Bissau, 2010O que para muitos será ainda desconhecido, é um trabalho que se tem estendido por mais de setenta países em todo o mundo e goza dos apoios de inúmeras organizações como a  UNESCO e a UNICEF. O Teatro do Oprimido, criado nos anos 70 pelo teatrólogo Augusto Boal, parte do pressuposto fundamental de que o teatro é uma forma de expressão básica e comum a toda a Humanidade, independentemente de raça, sexo, religião, classe social ou escolaridade. Os seus objetivos principais são a democratização da produção teatral, o acesso das camadas mais desfavorecidas a essa produção,  e a transformação da realidade através do teatro. “Quando o Augusto Boal começou a fazer teatro, ele fazia teatro político. Então era uma classe média branca que dizia para o povo o que é que o povo deveria fazer para se libertar da sua opressão. Ele foi percebendo que isso não funcionava, porque você fica dando conselhos para o outro, e era muito mais importante que o outro falasse dele próprio. Então ele criou o Teatro do Oprimido. A ideia é que todo o mundo é teatro. Visa estimular o oprimido a enxergar a sua realidade, de uma maneira estética. É um teatro feito pelo oprimido, para o oprimido, e que tem um objetivo muito claro, que é a transformação da realidade“, diz Bárbara Santos.

Continuez à lire "Transformar a realidade. Bárbara Santos e o espaço KURINGA"

30.08.2011 | par martalanca | teatro do oprimido | 0 comentaires

workshop de Wordpress e as plataformas livres na cultura

O Workshop de Wordpress e as plataformas livres na cultura realiza-se em Faro nos próximos dias 10 e 11 de Setembro na sede da AGECAL.
A comunicação cultural na actualidade passa pela utilização do espaço virtual na difusão de conteúdos. O acto de projectar a informação, inicia-se no momento em que escolhemos as plataformas de trabalho. Com orçamentos reduzidos e fraca capacidade de conhecimentos técnicos nesta área, como poderão os agentes culturais responder a um mundo virtual em constante actualização?. A resposta passa por trabalhar em rede, utilizando plataformas livres que permitam a partilha de saber e a interacção com diversas comunidades. 
Pensado para dar uma introdução sobre algumas das mais dinâmicas plataformas de uso web, este workshop  pretende partilhar conhecimentos na óptica do utilizador básico, tendo como ponto de partida a criação de um site na plataforma colaborativa Wordpress. Seguir-se-ão exercícios de conhecimento e ligação a diversas plataformas web, como redes sociais e outras aplicações úteis para o trabalho em rede.
- O mundo web e partilha de informação.
- Construção de um site em wordpress e trabalho em rede
- Interacção com aplicativos web
Formador: Jorge Rochas (www.jorgerocha.org)
Público alvo: Agentes culturais, artistas e outros criativos, público em geral com interesse na matéria.  
Pré-requisitos: Estar familiarizado com o uso de internet na lógica do utilizador.
Requisitos adicionais: trazer computador que permita ligação wifi.
Para mais informações e inscrições consulte o site da www.agecal.pt 

28.08.2011 | par martalanca | comunicação, internet, Jorge Rocha, mundo virtual | 0 comentaires

Ocupações Temporárias 20.11

Maputo vai ser novamente ocupada

“Ocupações Temporárias 20.11” instala-se de novo na capital trazendo a arte contemporânea aos lugares comuns dos cidadãos, a partir de 11/09 e até 02/10.

A Faculdade de Medicina da UEM, a Associação Moçambicana de Fotografia, o Cinema Scala, a Av OUA e a Av 25 de Setembro acolherão as intervenções de Camila de Sousa, Filipe Branquinho, Jorge Fernande, Shot-B e Azagaia, na segunda edição do projecto OCUPAÇÕES TEMPORÁRIAS.

A exposição, que este ano tem como mote a PRECARIEDADE, mantém o objectivo de se constituir numa plataforma de apresentação de artistas de diferentes disciplinas, com diferentes vivências e escolas, numa mostra da produção artística contemporânea moçambicana disponível para todos os públicos.

De 11 de Setembro a 2 de Outubro de 2011, decorre a segunda “versão” de um projecto de ocupações artísticas de espaços não convencionais da cidade de Maputo e tal  como na versão anterior, foram convidados artistas de naturalidade moçambicana para intervir e ocupar locais distintos que fazem parte do circuito urbano da capital e que por isso constituem territórios franqueado a todo o tipo de público. A exposição colectiva resulta assim numa rede de mostras individuais em espaços “invulgares” onde as intervenções artísticas se realizam sem alterar a função original do lugar.

PRECARIEDADE

OCUPAÇÕES TEMPORÁRIAS 20.11 inaugurará no dia em que se celebram 10 anos sobre o ataque às torres de Nova Iorque, o dia que marca a queda do mito da segurança inviolável, o fim da tranquilidade colectiva. Novos interesses parecem estabelecer-se e com isso novas ordens que alteram estruturas fundamentais como o trabalho, o parentesco, as relações sociais e até as identidades. Estes são os tempos da PRECARIEDADE, do transitório, do temporário, do inseguro. O que acontecerá ao que sempre nos foi confortável e apaziguador, ao que sempre tivemos como definitivo, permanente, seguro? Voltará? Queremos que volte? Saberemos, poderemos, conciliar frenesim com eternidade? Resultado com paciência? Sucesso com memória? As OCUPAÇÕES TEMPORÁRIAS 20.11 são elas próprias, por definição, precárias, tendo em conta os locais e condições em que se apresentam, mas na versão deste ano sê-lo-ão ainda mais, já que se apresentam assumidamente como uma proposta de reflexão pública sobre o tema que terá um espaço de particular relevo nos encontros com artistas e as conferências a realizar em parceria com a Academia.

Mais infos aqui:  ocupacoestemporarias@gmail.com 823537921

28.08.2011 | par martalanca | Maputo | 0 comentaires

Platform OneArt coming soon

Non-Euroamerican culture is a significant and firmly acknowledged part of the art scene and as such it is represented in galleries in the centres of the art world. The relationship, and sometimes tension, between art from countries located distant from Euroamerican capitals and local art work can be interpreted as one of the sources of debate in the art scene. This debate also provides an alternative approach to art practice as well as the possiblity of  critical positions which would not be otherwise possible.

The OneArt project as such will be the first institution which creates a bridge for contemporary art from Asia, Africa and Latin America to enter the local cultural scene.  OneArt will give exposure to artists through events such as debates, exhibitions, exhibition catalogues, workshops, an academic journal, a library/ archive attached to the gallery, and its residency programme.

 http://oneart.org/ 

  •  

24.08.2011 | par franciscabagulho | contemporary art | 0 comentaires

Kiluanji Kia Henda e Mário Macilau no Bes Photo

Os artistas Kiluanji Kia Henda e Mário Macilau falam sobre seu trabalho no BESphoto 2011. A exposição das fotos abre a partir do dia 20 de Agosto na Pinacoteca de São Paulo.

 

20.08.2011 | par martalanca | kiluanji kia henda, Mário Macilau | 0 comentaires