Antologia da poesia angolana

Lançamento no dia 25 de Agosto. A antologia vai ser apresentada pelo escritor Luandino Vieira, na Livraria Porta Treze, onde funciona a editora Etutanu, que quer dizer em português “nós somos”, título  de um poema de Agostinho Neto.

IRENE GUERRA MARQUES, natural de Luanda, é licenciada em Filologia Românica pela Universidade de Coimbra.Foi professora de Literatura e Língua Portuguesa e, posteriormente, de Literatura Angolana. Foi directora do Instituto de Línguas Nacionaise do Instituto Nacional de Formação Artística e Cultural do Ministério da Cultura de Angola. São de sua autoria as primeiras antologias literárias publicadas pelo Ministério da Educação após a Independência de Angola, designadamente Literatura Africana de Expressão Portuguesa, Poesia de Angola e Textos Africanos de Expressão Portuguesa. Tem artigos publicados em diversas revistas de especialidade, antologias e colectâneas. Actualmente é assessora principal do Ministério da Cultura exercendo as funções de Consultora da Ministra e é docente da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto. 

 

CARLOS FERREIRA (Cassé), natural de Luanda, jornalista, escritor e letrista. Co-fundador da Brigada Jovem de Literatura e membro da União dos Escritores Angolanos. De ambas as associações foi secretário das actividades culturais. Ex-Director dos Serviços de Programas da Rádio Nacional de Angola, foi jornalista da Assessoria de Imprensa da Presidência da República. Foi ainda correspondente da revista Seara Nova e do jornal Diário de Noticias em Angola. É autor de mais de uma dezena de livros de poesia, novela, crónicas e letras de canções. Exerce actualmente a actividade literária e de apoio à investigação de História, em tempo inteiro.

03.08.2011 | par martalanca | poesia angolana