Vem aí o Fórum das Letras 2010 - Ouro Preto

O evento, que desde 2005 marca presença no calendário de Ouro Preto, já tem data marcada para o próximo encontro – daqui a menos de dois meses.

 

Na manhã de terça-feira, 21 de agosto, em Belo Horizonte, Guiomar de Grammont, idealizadora do Fórum das Letras, anunciou junto ao coordenador Armando Wood e a curadora do Fórum das Letrinhas Mônica Versiani a data da sexta edição do evento. De 10 a 15 de novembro, mesas redondas gratuitas, exposições, sarais, programação infantil e alternativa irão movimentar a cidade.

 

O Fórum das Letras deste ano agrega o interesse na formação de leitores à política de interação da língua portuguesa no mundo. Como parte das novidades, destacam-se o tema “África” em valorização do intercâmbio entre os países lusófonos; presença de escritores especialistas em literatura africana; e homenagem aos 300 anos de Vila Rica. 

Outra novidade desta edição fica por conta da parceria entre a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), entidade realizadora do evento, com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC-MG. Juntas, as instituições estão organizando o IV Encontro de Professores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa em Ouro Preto entre os dia 8 a 11 de novembro que, como uma prévia ao que será discutido no Fórum das Letras, traz o tema “África: dinâmicas culturais e literárias”. No evento será formalmente instalada a Associação Internacional de Estudos Literários e Culturais Africanos - AFROLIC.

 

A abertura do Fórum das Letras, no dia 10, será em homenagem a um dos maiores escritores vivo do Brasil, o mineiro Affonso Ávila. Diariamente serão três mesas redondas, uma à tarde e duas à noite. Como nos anos anteriores, a criançada poderá aprender e se divertir no Fórum das Letrinhas. As madrugadas dos cinco dias do evento também contam com animada programação: Saraus de poesias terão início à meia-noite e seguirão até às 6h. Fazem parte da agenda ainda o programa “Diálogo entre Sinos e Tambores” e programação musical paralela com apresentação de grupos como As Nananás, das lavadeiras de Lavras Novas, e Contos Negreiros, de Marcelino Freire.

 

A programação ainda não foi fechada. Já está confirmada a presença do escritor africano Mia Couto, de Moçambique; dos angolanos Pepetela, Ondjaki, Carmo Neto, João de Melo, Adriano Botelho e João Maimona; dos portugueses Inocência da Mata e Margarida Paredes; e dos brasileiros Affonso Ávila, Alberto Mussa, Nei Lopes, Flávio Carneiro, Marina Colasanti, Laurentino Gomes, Décio Pignatari, Daniel Galera, Rafael Coutinho, João Paulo Cuenca, Luiz Antônio Simas, Ronaldo Correia de Brito, Clóvis Bulcão, Ricardo Aleixo, Affonso Romano de Sant’anna, Caio Boschi e Toninho Horta.

 

Em 2009 o Fórum das Letras movimentou cerca de R$ 6 milhões em Ouro Preto e atraiu público de aproximadamente 20 mil pessoas, segundo aponta pesquisa realizada pelo Instituto Estrada Real. O Fórum das Letras 2010 contará com mais dois dias de lançamento, um no Rio de Janeiro, outro em São Paulo.

27.09.2010 | by martalanca | Fórum das Letras, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa