Transitante: entre álbuns e arquivos, open day - LISBOA

O “Transitante: entre álbuns e arquivos”, workshop internacional de artistas Triangle Network, organizado pela Xerem em parceria com o Largo Residências e o Arquivo Municipal de Lisboa - Fotográfico encerra no próximo dia 12 de Dezembro (Quarta-feira) com um dia aberto que irá decorrer em vários espaços no Largo do Intendente a partir das 16h30.

Durante 10 dias, os artistas Anton Theileis (Alemanha), Carla Cabanas (Portugal), Ivan Grilo (Brasil), Jordi Burch (Portugal), René Tavares (São Tomé e Príncipe), e Susana Anágua (Portugal) estiveram em residência no Largo Residências, onde desenvolveram as suas pesquisas refletindo sobre os seus processo criativos, num programa que procurou seguir os objetivos comuns às ações organizadas no âmbito da rede Triangle: privilegiar o intercâmbio de experiências, evidenciar e reinterpretar as especificidades de cada local, estabelecer ligações entre artistas e movimentos artísticos e culturais de diferentes países, e dinamizar a presença desses contextos internacionais com os artistas locais.
Transitante decorreu no Intendente, e procurou também funcionar como uma plataforma de encontro entre artistas perante territórios de hibridação, marcados pela multiplicidade de comunidades que neles se entre cruzam e intermezzo a um cenário de forte reabilitação urbana.
Como referido pelo curador Carlos Alcobia, “um espaço de mediação mutável que nos permite viajar até ao outro, habitá-lo, mas sem nos transformarmos nele. O nosso entendimento sobre o Intendente poderá ser sempre exterior mas agora forçosamente mais diversificado e conflituoso. Um agueiro, que nos suga, nos assimila e do qual procuramos resistir e escapar, mas para depois no final regressar.”
A abertura do dia aberto terá lugar pelas 16h30, estendendo-se pela tarde com encerramento previsto para as 20h.

11.12.2012 | by martalanca | Xerem