ROOTS, exposição na Galeria Influx – Contemporary Art

Inaugura no dia 11 de Fevereiro às 18h com:  

A. PEDRO CORREIA / ABRAÃO  VICENTE / FEFE TALAVERA / ISABEL LIMA / JORGE DIAS 

A exposição ROOTS é o resultado visível da residência artística que decorreu no LAC -Laboratório de Actividades Criativas em Lagos e que agora se apresenta em Lisboa na Influx - Contemporary Art.
obra de Abraão Vicenteobra de Abraão VicenteDurante duas semanas os artistas trabalharam o tema da escravatura através de uma visão contemporânea, num projecto que pretende criar outras rotas e fluxos transculturais, através da reflexão da diversidade cultural dos países outrora colonizadores e colonizados e as suas influências na criação de uma miscigenação global e plural, questionando e identificando as raízes desse processo.

ROOTS remete-nos duplamente para o significado original da palavra, quer no sentido de ter sido o escravo arrancado das suas raízes ancestrais, quer para as raízes que, com o passar do tempo e de sucessivas gerações, foram criadas nos países de destino moldando a sua identidade cultural contemporânea como, por exemplo, se torna evidente nos casos do Brasil e Cabo Verde. Remete-nos ainda para a ideia de rota, percurso e viagem, porta de partida e de chegada, de que Lagos é exemplo e participante activo.

Paralelamente à exposição, o LAC em parceria com o Buala e a Zona Franca Libertada integrará as Conversas Bravias, promovendo a discussão em torno dos assuntos que suportam a residência artística com a presença de alguns convidados.

EXPOSIÇÃO ROOTS
Influx Contemporary Art
11 de Fevereiro a 17 de Março de 2012

De quinta a sábado, das 14h às 18h.

CONVERSAS BRAVIAS

Tertúlia Roots: a escravatura, ontem e hoje (Buala + LAC) 

Dia 15 de Fevereiro, 22h no Bartô, Lisboa

Zona Franca no Bartô

Contactos: INFLUX – CONTEMPORARY ART Rua Fernando Vaz, 20B

Lisboa / Portugal Tel: 918501234 info@influxcontemporary.com

www.influxcontemporary.com 

LAC – Laboratório de Actividades Criativas

Largo Convento Sra. da Glória (antiga Cadeia de Lagos)
8600-660 Lagos Tel./ Fax: 282 084 959 geral@lac.org.pt www.lac.org.pt

O LAC – Laboratório de Actividades Criativas é uma associação cultural sem fins lucrativos formada em 1995 e com sede na Antiga Cadeia de Lagos. O edifício, projectado por Cottinelli Telmo e cujos alicerces estão edificados sobre um antigo convento, é um local com história fazendo parte integrante da cidade. Construído com outros objectivos, revela actualmente uma dicotomia interessante entre prisão / reclusão VS espaço de criatividade /liberdade; ao tornar-se espaço de criação reconverteu assim os moldes da sua existência, agora as celas são espaço de ateliê para artistas e a sua utilização e trabalho contribui para a revitalização do edifício, dotando-o de uma nova história. A associação é um espaço de residências artísticas com 13 anos de existência que tem como prioridade desenvolver e alargar o PRALAC – Programa de Residências Artísticas no LAC, com o objectivo principal de dinamizar e promover a criação artística na região e especialmente na zona do Sudoeste Algarvio.

O LAC é uma estrutura apoiada pela Presidência do Conselho de Ministros e Direcção Geral das Artes.

A INFLUX CONTEMPORARY ART é uma galeria de arte contemporânea fundada em 2008 em Lisboa. Com uma presença marcadamente internacional e uma programação assente sobretudo em exposições individuais, a INFLUX tem como enfoque principal a divulgação do trabalho de artistas africanos e da diáspora africana.

 

08.02.2012 | by martalanca | roots