República do Samba comemora 10 anos, no Museu da República

Hiram Araújo Hiram Araujo em Roda de Leitura - Museu da República, no RIO DE JANEIRO
Dia 2 de dezembro -  Nacional do Samba - 15 horas -Mauro Viana
/ Baianas da Portela homenageiam Hiram Araujo, no Dia Nacional do Samba 
No dia 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba, o projeto Roda de Leitura recebe, às 15 horas, o pesquisador Hiram Araújo, na Livraria do Museu da Republica. Diretor do Centro de Memória do Carnaval, Hiram Araújo vai conversar o jornalista Mauro Viana sobre sua extensa obra em torno do samba.
A apresentação começa com exibição do vídeo Pedra do Sal, 25 anos de Tombamento seguida de música. No encerramento, As Baianas da Portela comandam e integrantes do Bloco Campeôes da Vida comandam as homenagens ao portelense Hiram Araújo.
Na mesa do Roda de Leitura estarão parte da obra de Hiram Araújo como Natal, O Homem  de um Braço Só, Memória do Carnaval e Carnalval, Seis Milênios de Histórias, entre outros.
Há 10 anos no Museu da República (Rio de Janeiro), o República do Samba é um projeto jornalístico cujo formato faz uso de 3 linguagens: audiovisual, jornalismo e música. Este formato perpassa por 3 tempos (presente, passado e futuro) a fim de integrar 3 gerações. Nesta primeira faze o República do Samba revelou grandes talentos. Entre eles: Grupos Primitude, Negras Raízes, Batifundo, Sururu na Roda, Casuarina e as cantoras Márcia Moura, Margareth Mendeds, Julieta Brandão, Adriana Passos...

Nascido como porta de entrada para novos talentos, o República do Samba  ostenta em sua galeria nomes como Walter Alfaiate (1999), Moacyr Luz, Beth Carvalho e Aldir Blanc (2003), Velha Guarda de Vila Isabel (2004), Tia Surica, Tia Doca, Seu Argemiro, Seu Jair do Cavaquinho, Seu Xangô da Mangueira e muitos outros precursores.
Este formato (vídeo, jornalismo e música) se estendeu até maio de 2009. Em agosto do mesmo ano estréia a série Roda de Leitura com Ricardo Cravo Albin. Depois o jornalista Mauro Viana recebeu o ator e produtor Haroldo Costa.Mais detalhes: www.republicadosamba.org Entrada Franca
  
RODA DE LEITURA
2 de dezembro 2010
convidado - Hiram Araújo  
participação: Associação de Baianas do Estado do Rio de Janeiro e Bloco Campões da Vida
produção e apresentação: Mauro Viana (8648-4736)
assistente de produção: Dalva Beltrão
fotografia:Jorge Ferreira
programação visual: Italmar Vasconcellos
Vjing: Paulo China
 
apoios:
Museu da República
Livraria do Museu da República
Restaurante Natural
Avatar Produções
 
realização:
JIMP Comunicação & Marketing

14.11.2010 | by martalanca | Rio de Janeiro, samba