"Ocupações Temporárias Cabo Verde"

As “Ocupações Temporárias Cabo Verde” decorrerão na cidade do Mindelo entre 7 e 21 de Março e são a primeira realização desta iniciativa fora do espaço onde inicialmente foram criadas.

A proposta feita aos artistas, em tudo idêntica à que foi formulada aos artistas de Maputo, é de ocuparem o espaço público da cidade, refletindo sobre uma temática específica, sujeitando os seus objetos artísticos às condições do espaço ocupado, tornando-os alvo de uma visibilidade que vai para além dos habituais “consumidores” de exposições.

Um percurso entre a Gare do Porto Grande e a Praça Estrela acolherá as seis ocupações que se apresentam em espaços que não são os que formal e tecnicamente são habitualmente utilizados para exposições.

Estrangeiros é o tema proposto no Mindelo, tal como foi em Maputo em Dezembro de 2012. A Abrão Vicente, Bento Oliveira, Diogo Bento, Nenass Almeida e Nuno Pinto foi proposta a reflexão sobre quem são os estrangeiros, quais as fronteiras, tangíveis e imateriais, que delimitam a pertença, como se distingue o eu do outro. Às propostas do Mindelo, em forma de vídeo, instalação, pintura e cerâmica, serão acrescentadas as intervenções de Paulo Kapela (Ang) e de Rui Tenreiro (Moz) vindas da cidade de Maputo integrando o circuito e acrescentado diferentes discursos, diferentes formas e vivências.

As “Ocupações Temporárias Cabo Verde” são financiadas pela Fundação Calouste Gulbenkian,  através dos Programas Gulbenkian de Ajuda ao Desenvolvimento  e Próximo Futuro, e contam com o apoio local do Camões Centro Cultural Português

Abraão Vicente (Assomada, 1980) Nasceu no interior da ilha de Santiago, em Cabo Verde, numa família numerosa, sendo o sexto de oito irmãos. Em casa encontrou no pai e no avô, estudiosos da língua crioula e da cultura da ilha, o gosto pela literatura e pelas artes. Fez os estudos na Vila de Assomada e na Cidade da Praia e, com dezoito anos, seguiu para Lisboa onde cursou sociologia, pela Universidade Nova de Lisboa, com tese sobre a construção do campo artístico em Portugal durante o séc. XX.  Entre exposições individuais e coletivas passou um período em Barcelona onde foi um dos programadores e artista do espaço de experimentação artística Miscelânea. Atualmente vive em Cabo Verde onde, a par das artes plásticas, já exerceu a função de jornalista e é um ativista social e cronista.

Bento Oliveira,(St Antão, 1973) Aos 13 anos viaja para S. Vicente para fazer os estudos secundários e aí começa os primeiros registos em desenho reflectindo suas atitudes perante a vida e a sensualidade emanada da paisagem materna, nas suas dimensões geográficas e humanas. No Brasil, na Amazónia, licenciou-se em Educação Artística - Artes Plásticas pela Universidade Federal do Pará. Regressa para Cabo Verde no ano de 2002. Para além de docente na área das artes visuais, tem realizado cenografias para teatro, e as suas obras têm sido apresentadas e, exposições individuais e colectivas em diversos países. É desde 2011 assessor para as Artes Visuais do Ministro da cultura.          

Diogo Bento (Trás-os-Montes, 1984) estudou Arquitectura Paisagista e Fotografia. Coordenou recentemente um projecto de Organização e Conservação da Colecção de Fotografia Foto Melo, em Mindelo, Cabo Verde, e a exposição Espelho de Prata, enquanto bolseiro do programa INOV-Art, em parceria com o Instituto Camões / Centro Cultural Português no Mindelo, e financiamento adicional da Fundação Calouste Gulbenkian. O seu trabalho em Fotografia tem vindo a desenvolver-se em torno das questões do arquivo, da memória e da paisagem. Desde 2011 que desenvolve um projecto em torno da memória de Amílcar Cabral. Mais recentemente destacam-se dois projectos sobre a identidade, o património e a paisagem cabo verdianos.

Arilson Nenass Almeida, (1984, Mindelo) estudou Ciências da Comunicação na Universidade Lusófona de Cabo Verde, fez um curso profissional de Cinema na Escola de Arte do Mindelo, e frequentou uma formação de Introdução a Fotografia na galeria Zero point art, com o fotógrafo Binu Baskar. Realizou em 2011, no âmbito da sua formação as curtas “Nôs Casa” e “Um Giro na Nóia”. Desde 2011 faz direcção de fotografia, estando neste momento a traalhar na série televisiva “Soncent Tal e Qual se Sente” relizada no Mindelo. Faz fotografia de moda.

Nuno de Pina (Mindelo, 1975) estudou Comunicação Social com habilitação em Publicidade. É designer gráfico e docente na Universidade Lusófona de Cabo Verde na área da comunicação.
Ao nível artístico trabalha essencialmente fotografia e vídeo tendo apresentado em 2011 a sua primeira exposição a nível internacional no CINEPORT (Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa) no Brasil. Em Dezembro de 2012 apresentou em São Nicolau a exposição AMORAMAR”, um olhar sobre as relações entre o homem e o mar tendo como referência a localidade piscatória da Preguiça em São Nicolau.

Rui Tenreiro(Maputo, 1979) é artista moçambicano residente desde 2008 em Estocolmo, onde se estabeleceu como ilustrador. Entre 2005 e 2009 geriu uma editora informal de cadernos artísticos. O seu trabalho apresenta formas variadas, entre elas o filme, a escrita, o desenho, direcção artística e edição, sendo a narrativa o ponto de partida e o elo de ligação entre todas as formas de expressão artística a que se dedica. Está atualmente a produzir uma história com banda sonora de Tiago Correia-Paulo e a editar uma coletânea de banda desenhada sul-africana.

01.03.2013 | by martalanca | cabo verde, ocupações temporárias